Portugal Exportador está de regresso dia 18 em formato híbrido

Por a 13 de Novembro de 2020

O Portugal Exportador volta à FIL – Feira Internacional de Lisboa numa edição anual híbrida. O evento que promove a internacionalização e as exportações tem lugar no próximo dia 18 e conjuga a vertente presencial com a vertente online, esta última com recurso a uma app já utilizada noutros eventos organizados pela Fundação AIP no presente ano, a FIL – Smart Events.

PUB

Apesar do modelo ser diferente ao habitual nas últimas 15 edições, o cerne do Portugal Exportador permanece intacto. Será um dia, das 9h00 às 18h00, inteiramente dedicado à exportação ou não fosse o Portugal Exportador um Marketplace, com um programa dedicado a mercados e sectores em destaque para as exportações portuguesas, através de conferências, cafés temáticos, reuniões B2B e Web-Buyers. É um dia inteiramente dedicado ao networking, com a possibilidade de concretizar novos negócios e conhecer potenciais clientes nacionais e internacionais, com a presença de empresas, PME’s, startups, Câmaras de Comércio e Embaixadas.

“Este evento faz parte da missão da Fundação AIP em prestar apoio às pequenas e médias empresas que queiram iniciar o seu processo de internacionalização, fornecendo-lhes o local e os contactos para uma possível concretização de negócios. Tal missão vem ser consolidada com a introdução da vertente digital do Portugal Exportador que permite agendar reuniões B2B virtuais, com agentes nacionais e internacionais; assistir a conferências via livestreaming; aceder ao catálogo dos expositores do evento; com a introdução de inteligência virtual é possível fazer matchmaking com outros utilizadores através da análise dos perfis próprios; realizar videochamadas, entre outras”, sublinha a organização em comunicado.

A AIP realça que a utilização da FIL Virtual “permite que a dinâmica de negócios perdure para além da realização física do evento e que a rede de contactos permaneça online para poder ser consultada até à próxima edição, aumentando assim o retorno do investimento dos expositores e participantes”.

Já sua décima quinta edição, o Portugal Exportador tem contribuído para ajudar milhares de empresas e empresários a chegar a novos mercados tendo sido distinguido o ano passado pela Comissão Europeia com o prémio “Apoio à internacionalização das empresas”. O evento apresenta em 2020 uma programação dedicada a mercados e sectores de interesse para os empresários e empresas portuguesas, com destaque para os oito workshops: “Risk Assessment na Exportação”, “Passos para a Exportação”, “Logística: sector em mudança”, “Online. Mercados e sectores com maior potencial”, “Missão: Exportar e Diversificar”, “Comércio Internacional. Saiba o que está a mudar” e “Turismo: motor das exportações?”.

A sessão de abertura contará com a presença do Presidente da Fundação AIP, o Comendador Jorge Rocha de Matos, António Ramalho, CEO do Novo Banco, João Dias, administrador da aicep Portugal Global e com a intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Os cafés temáticos são igualmente parte do Portugal Exportador, conversas informais de carácter informativo. Nesta edição são oito os cafés temáticos do Portugal Exportador 2020, com destaque para as apresentações das oportunidades de negócio na África do Sul e no Panamá, “Oportunidades junto de instituições financeiras multilaterais”, como preparar a participação numa feira para apresentar os seus produtos/serviços e também cafés temáticos dedicados à logística, aos seguros e aos créditos, dirigidos pelos patrocinadores do evento, Rangel, VICTORIA Seguros e NOVO BANCO, respectivamente.

O Portugal Exportador 2020 repete ainda uma iniciativa de grande sucesso na edição transacta: os webbuyers. Os participantes no evento poderão agendar meetings com compradores internacionais via online, sendo possível, para o sector agro-alimentar reunir com buyers do Brasil, China, Equador, México, Singapura e EUA e no sector da construção e imóveis com buyers do Brasil e do Equador.

As startups têm também no Portugal Exportador uma oportunidade única para o network. Em parceria com a Link to Leaders, o Portugal Exportador lançou o programa Meet The Leaders, que possibilita às startups presentes no evento o contacto com sete empresários de renome: Pedro Lourenço, administrador da Ideias Glaciares, Francisco Ferreira Pinto e Santiago Salazar, partners da Bynd Venture Capital, Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa, Cintia Mano, investidora que está ligada à REDangels e à COREangels Atlantic, David Malta, Venture Partner do fundo de investimento Vesalius Biocapital e Sérgio Rodrigues, presidente da Invicta Angels.

O Portugal Exportador abre portas das 9h00 às 18h00 no PT Meeting Center da FIL, no Parque das Nações. A visita presencial está sujeita à compra de bilhete. Na vertente digital poderão os interessados participar no evento através do canal de Youtube da FIL — Parque de Exposições e Congressos de Lisboa, que transmitirá em streaming conteúdos do evento.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *