Festival Open House Worldwide estreia edição online

Por a 12 de Novembro de 2020

A Trienal de Arquitectura de Lisboa vai participar no primeiro encontro “digital, global e colaborativo” promovido pela rede Open House Worldwide, da qual faz parte desde 2012. O Festival Open House Worldwide (OHWW) acontece este fim-de-semana, dias 14 e 15 de Novembro, e toda a programação está disponível no site oficial da rede. O evento vai ser transmitido em directo através do YouTube e propõe actividades, discussões, visitas virtuais e outras atracções durante um período de 48 horas, sem interrupções.

Construído com a colaboração das 46 cidades da rede, o festival conta com as contribuições de diversos especialistas em arquitectura, design, urbanismo e vai estar disponível para toda a comunidade global. O programa propõe diferentes actividades a cada hora – de modo a que cada cidade participe – e está organizado em grupos temáticos que procuram abordar as questões mais importantes que a arquitectura e o urbanismo enfrentam nos dias de hoje. O público é chamado a participar para reflectir sobre o contexto actual e seus desafios, nas mais diversas vertentes, desde a habitação, crise climática e transportes como possíveis respostas para ajustar a paisagem construída num período de pós-pandemia.

A Trienal faz parte desta estreia com uma conversa no Sábado, dia 14 de Novembro. A sessão tem início às 21h00 com a projecção da curta metragem “Filomena”. Partindo da narrativa do filme que foi encomendado pela Trienal, segue-se uma conversa sobre a interligação entre a vivência e a cidade e de como se moldam uma à outra. Moderada por Filipa Tomaz, da Trienal de Lisboa, junta o realizador Pedro Cabeleira, a arquitecta Patrícia Marques do atelier Site Specific e Samuel Alcobia do atelier de arquitectura paisagista Baldios.

Numa altura em que as deslocações estão condicionadas, o OHWW pretende levar o público “a passear através de vídeos por edifícios culturais, religiosos, infra-estruturas, entre outros”, de cidades tão diversas como Cidade do México, Lagos, Basileia, Seul e Melbourne.

Tal como acontece com todos os eventos Open House, o OHWW tem transmissão e acesso gratuitos através do site www.openhouseworldwide.com.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *