FAUP assinala lançamento do 3º livro sobre as Operações SAAL

Por a 27 de Outubro de 2020

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) lança o terceiro volume da sua colecção sobre o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), dedicado à operação realizada no Bairro das Antas, no Porto, dirigida pelo arquitecto Pedro Ramalho. A publicação é apresentada no dia 28 de Outubro, esta quarta-feira, às 18 horas, no Auditório Fernando Távora, na FAUP.

A abertura da sessão estará a cargo do arquitecto João Pedro Xavier, director da FAUP. A apresentação da colecção será feita pelo arquitecto Alexandre Alves Costa e por Sarah Saint-Maxent (editora Tinta da China) e a apresentação do livro pelos arquitectos Sergio Fernandez e Ana Alves Costa.

O projecto editorial ‘Cidade Participada: Arquitectura e Democracia – Operações SAAL’, é desenvolvido no seio do Grupo de investigação Arquitectura: Teoria Projecto História do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Cada volume é circunscrito a uma operação ou a um grupo de operações SAAL, de acordo com a área geográfica em estudo, e é coordenado por uma equipa de investigadores reunida especificamente para cada caso.

O terceiro livro da colecção, coordenado pelos arquitectos Ana Alves Costa e Sergio Fernandez, é dedicado à operação SAAL realizada no Bairro das Antas, no Porto, dirigido pelo arquitecto Pedro Ramalho, tendo participado na ‘Brigada Técnica’ um grupo de então jovens estudantes finalistas e arquitectos da ESBAP e do qual faziam parte Augusto Costa, Francisco Lima, José Lencastre, Lídia Costa, Mário Fróis Amaral, Pedro Borges Araújo, Teresa Fonseca e Vítor Bastos.

A publicação vem dar continuidade aos dois primeiros números já editados. O primeiro, sobre as operações desenvolvidas em Oeiras e, o segundo, sobre o Bairro de S. Victor, no Porto.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *