MatosinhosHabit estabelece protocolo com a LIPOR

Por a 21 de Outubro de 2020


Tendo como uma das suas maiores preocupações a sustentabilidade ambiental, e tendo a LIPOR como um parceiro essencial na dinamização de várias iniciativas, a MatosinhosHabit pretende, assim, criar no concelho um espaço de formação e capacitação que promova a retoma de vários equipamentos que tenham potencial para serem recuperados. O principal objectivo é dar-lhes uma segunda vida dado que habitualmente são descartados após alguma anomalia.

PUB

“Esta iniciativa vai ao encontro do plano de acção que definimos para este ano, já que a MatosinhosHabit assumiu, como um dos seus principais eixos de intervenção, o trabalho com a população favorecendo ambientes inclusivos e saudáveis. Uma acção que passa pelo apoio às comunidades locais, sensibilizando-as para uma melhor gestão dos seus recursos disponíveis”, declarou Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

Esta parceria entre as duas entidades estabelece também diversos mecanismos de cooperação que tornam possível a participação conjunta em projetos de recuperação de pequenos equipamentos eléctricos, tendo em conta o ciclo de vida de produtos identificados como REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Electrónicos).

Por outro lado, Tiago Maia, salienta que “estes princípios, a par, com uma maior consciencialização da população face ao desperdício, à utilização inadequada, ao desuso inapropriado dos recursos e ao impacto ambiental, vêm intensificar a intervenção junto da comunidade e a promoção de iniciativas de estímulo a práticas do uso consciente dos recursos, designadamente quanto ao incentivo para a reciclagem e na redução da produção de lixo”.

 Para além dos objectivos a que se propõe, o projeto CREW também poderá ser aplicado a instituições de solidariedade social, sendo que a doação reverterá para as mesmas tendo em conta um plano de ações de sensibilização e formação a decorrer no âmbito deste programa. Assim, e no seguimento do protocolo, serão entregues à Associação Social de Desenvolvimento de Guifões, sete computadores para utilização interna.

 Apesar da consciencialização da população para a importância da preservação ambiental e da reciclagem e, segundo a Lipor, existe ainda uma problemática crescente da descartabilidade de equipamentos elétricos e eletrónicos, dos quais só 20% são, efectivamente, entregues para reciclagem.

O protocolo agora estabelecido vem dar assim continuidade à parceria já estabelecida entre a MatosinhosHabit e a LIPOR, iniciada com a campanha solidária “O Tampinhas”. De salientar ainda que esta acção conta com a colaboração de todos os lojistas da Galeria Comercial onde se encontra sediada a MatosinhosHabit.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *