CICCOPN reforça aposta na formação com ferramentas digitais

Por a 15 de Outubro de 2020

O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) está a reforçar a aposta nas ferramentas digitais para manter o quadro de formação no contexto da pandemia proporcionando, segundo os seus responsáveis, “mais qualificação e melhores oportunidades de emprego”. “Em especifico, o Centro Qualifica recorre a ferramentas digitais para garantir certificação de competências a distância, facilitando a frequência e permitindo muitas vezes que os processos sejam realizados do exterior do país”, pode ler-se na nota de imprensa.

PUB

O Centro Qualifica do CICCOPN faz parte da rede de centros promovida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e tem como missão contribuir para o aumento da qualificação da população adulta, assente na valorização das aprendizagens adquiridas ao longo da vida, através do desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e/ou profissionais e através da possibilidade efectiva de aumento e desenvolvimento de competências com formação qualificante.

São mais de 600 os adultos que recorrem, por ano, ao Centro Qualifica do CICCOPN, com o objectivo de obter uma qualificação escolar e/ou profissional ou fazer uma reconversão profissional, contando com o apoio de uma equipa especializada, que aconselha, orienta e encaminha para a oferta qualificante mais ajustada ao perfil de cada um.

No âmbito da actividade do Centro, são desenvolvidos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais na área da Construção Civil. Estes processos permitem que adultos com experiência na área possam encetar o seu percurso de qualificação, vendo valorizado o conhecimento adquirido através da experiência, promovendo o regresso à aprendizagem ao longo da vida.

Margarida Vasques, coordenadora do Centro Qualifica do CICCOPN, realça a importância da aposta na formação e no aumento das qualificações, quer dos activos, quer daqueles que se encontram actualmente desempregados, porque “mais qualificação é melhor emprego” e aumenta o acesso a melhores oportunidades de trabalho.

“Dos adultos que passam pelo Centro, vamos tendo feedback da sua trajectória. Muitos são aqueles que, quando chegaram ao Centro, estavam desempregados e só traziam consigo a experiência de uma vida de trabalho na área da Construção Civil. Através do trabalho desenvolvido pelos nossos técnicos, iniciaram um percurso de qualificação, reconhecimento e certificação dessa experiência. Para muitos, foi o retorno ao mercado de trabalho e a novas responsabilidades.”

A coordenadora do Centro Qualifica explica que, no contexto da pandemia, “foi necessário fazer alguns ajustes, no entanto, o Centro Qualifica do CICCOPN foi pioneiro no desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências a distância, pois desde 2017 que utilizamos as plataformas digitais para o desenvolvimento destes processos, numa fase inicial para dar resposta aos adultos que se encontravam fora do país ou fisicamente distantes do CICCOPN.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *