Sabrab premiado com prémio Inovação nos Iconic Awards 2020

Por a 14 de Outubro de 2020

Projectada pelo atelier de arquitectura e engenharia Sabrab, a Clínica de Santa Madalena, em Cascais, entre mais de 3000 candidaturas, foi distinguida pela inovação e excelência com o prémio Iconic architecture innovation Iconic Award 2020. Para Miguel Barbas, CEO da Sabrab este prémio significa “um reconhecimento” do trabalho do atelier. “Dada a confiança já envolvida, este cliente deu-nos total liberdade para inovar na criação deste espaço, num edifício existente, onde efectuamos alteração de todo o interior. Pensámos em soluções diferentes, como os corredores em betão e um sistema de iluminação em paredes. O minimalismo impera, resultando num equilíbrio visual no que diz respeito aos materiais e cores, razão pala qual o branco e o cinzento marcam todo espaço”, salientou.

O projecto de interiores oferece uma arquitectura moderna e funcional com 1250 m2 de implantação entre edifício e jardim, dispondo também de parqueamento privado. O enquadramento para a serra de Sintra foi um dos requisitos na distribuição do layout interior permitindo que as áreas de espera se tornem também espaços de contemplação visual. A paisagem em volta é uma peça chave na sua composição, a luz natural, a distribuição cuidada dos espaços, e o aproveitamento dos painéis de vidro em áreas específicas, permitem preservar a pegada ecológica.

O piso 0 está dividido em duas áreas, sendo que na ala esquerda estão presentes a recepção, o atendimento e a sala de espera, e na ala direita, a área de Odontopediatria e a sala de urgências. No piso 1, mais duas alas, estando a ala esquerda afecta a especialidades cirúrgicas de maior complexidade com cinco gabinetes e ala direita com mais sete gabinetes. O piso 2 engloba as áreas de próteses de apoio à actividade motora, e uma sala destinada à formação. O equilíbrio visual é essencial neste espaço, que faz do branco e do cinza as suas cores de eleição, quer nos pavimentos, quer nos tectos. A iluminação é totalmente feita com recurso à tecnologia LED, dando ao espaço um ar clean e sofisticado.

Criada em 2006, a Sabrab conta com uma equipa multidisciplinar, composta por elementos de diferentes áreas de actuação. “A análise cuidadosa e planeada de todos os projectos, para antever possíveis contrariedades, está na base de todo o sucesso da Sabrab, desde a fase inicial até à fase de construção”, reforça ainda Miguel Barbas.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *