Engenharia Civil: A perspectiva da formação e da profissão em livro

Por a 12 de Outubro de 2020

“Estimular nos estudantes, de forma acessível, o conhecimento do importante papel da engenharia na sociedade e a sua evolução ao longo dos tempos, considerando não apenas os aspectos técnico-científicos, mas também a visão social da profissão, em consonância com as exigências de natureza humanística e ambiental”, é o objectivo do livro “Engenharia Civil: Uma perspetiva sobre a formação e a profissão”.  Da autoria de Carlos Matias Ramos, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros e, actualmente, professor na Universidade Lusófona, e de Elói Figueiredo, também professor na mesma instituição,  o livro tem a sua sessão de lançamento marcada para esta terça-feira, dia 13 de Outubro, pelas 18 horas, na Universidade Lusófona, em Lisboa.

PUB

Produzido pelas Edições Universitárias Lusófonas, a apresentação da obra irá contar com a presença de Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas.

No que se refere à formação, dá-se particular destaque ao conceito de que a “universidade deve ensinar a aprender” na lógica de uma aprendizagem permanente que estimule a criatividade e a inovação. No que se refere à profissão, é convicção dos autores que se deve formar profissionais para empregos que ainda não existem, pelo uso de tecnologias que ainda não foram inventadas e pela definição de soluções para problemas que ainda nem sabemos que os são.

O livro procura igualmente sintetizar os grandes desafios da engenharia civil do séc. XXI, bem como princípios gerais que devem orientar a formação e o exercício da profissão.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *