IFRRU 2020 atinge os 700 M€ de investimento em reabilitação urbana

Por a 25 de Setembro de 2020

Apesar da situação de pandemia, o IFFRU 2020 aumentou a sua execução nos últimos meses, conseguindo alcançando os 248 contratos assinados, que representam um investimento de 704 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.

Mais de uma centena destes edifícios, 105, são destinados a habitação, a maioria 129 estão destinados a atividades económicas e 14 a equipamentos de utilização coletiva, abrangendo equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social bem como as residências para estudantes. Na sua maioria (186) os projetos são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e Câmaras Municipais.

Os projetos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respetivos Municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 74 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.

Com 27 projetos já concluídos, o programa IFRRU 2020 foi prorrogado até 2023 e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Lisboa do Portugal 2020 reforçou a sua dotação em 10 milhões de euros.

Recorde-se que o IFRRU 2020, é um instrumento financeiro, que se tornou um caso de estudo na Europa. Sob a alçada do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, proporcionando condições vantajosas para aqueles que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.

“Ao apoiar o investimento na reabilitação urbana gera-se mais habitação, mais emprego e mais eficiência energética, promovendo-se assim um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável”, justifica nota do Governo.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *