AEP com missões empresariais virtuais a Marrocos, Balcãs e Países Nórdicos

Por a 18 de Setembro de 2020

A AEP – Associação Empresarial de Portugal vai promover, entre os meses de Setembro e Novembro, três missões empresariais virtuais a Marrocos, Balcãs e Países Nórdicos.

PUB

Com o cenário de pandemia que está a afetar o mundo dos negócios, o objetivo destas missões “é contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portugueses. Através de um novo contexto de trabalho, as missões empresariais virtuais da AEP permitem desenvolver e criar fluidez nos contactos com empresas internacionais, ajudando as PME nacionais a diversificar mercados”, sublinha a associação em comunicado.

Assim, no âmbito do projeto BOW – Business on the Way, a área Internacional da AEP promove, de 26 a 30 de outubro e 2 e 6 de novembro, uma missão empresarial virtual a Marrocos. Um mercado que atendendo à proximidade geográfica, já conta com mais de 1300 empresas portuguesas a exportar para este mercado. Nos últimos anos, as exportações das empresas portuguesas para Marrocos cresceram cerca de 10%.

Em parceria com a EEN – Enterprise Europe Network, e dirigidas para as empresas dos sectores agroalimentar e bebidas, construção civil, indústria e serviços, estão previstas duas outras missões virtuais. A primeira, entre 21 a 25 de Setembro, é aos Balcãs e inclui a Croácia, a Sérvia e o Montenegro. “A Croácia beneficia de uma situação geográfica estratégica, no sudeste da Europa. Em 2019, impulsionada pelo consumo privado e pelo investimento, a economia croata cresceu, em média, 2,8%. A Sérvia está estrategicamente localizada na zona central dos Balcãs e é o cruzamento e ponto de acesso aos mercados da União Europeia, da Federação da Rússia, do Sudeste da Europa e do Médio Oriente. Em 2019 as importações de bens e serviços aumentaram 8,9%, atingindo os 23,8 milhões de euros. O Montenegro registou, em 2019, um aumento de 1,8% nas importações de bens, tratando-se fundamentalmente de comércio de proximidade, focado nas economias vizinhas”, refere a associação empresarial.

De 12 a 16 de Outubro tem lugar a missão aos Países Nórdicos, mais concretamente à Noruega, Suécia e Dinamarca. “A Noruega é um dos países europeus mais prósperos e com um dos maiores PIB per capita do mundo. Nos últimos cinco anos as importações cresceram a uma taxa média anual de 0,1%. Com um ambiente macroeconómico estável, a Suécia é uma das economias mais desenvolvidas, abertas, competitivas e modernas. Nos últimos cinco anos, as importações cresceram a uma taxa média anual de 3,7%, atingindo em 2019 os 158,7 mil milhões de dólares. Já a Dinamarca afirma-se, atualmente, como uma das economias mais ricas da Europa, orientada para bens e serviços de elevado valor acrescentado. Crescendo, nos últimos cinco anos, a uma taxa média anual de 3,5%, em 2019 as importações dinamarquesas atingiram um total de 97,2 mil milhões de dólares”, justifica a AEP.

Estas missões têm como objetivo identificar potenciais parceiros, proporcionando o agendamento de reuniões B2B com empresas e instituições dos mercados alvo.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *