Livro da Corticeira Amorim distinguido com prémio Compasso d’Oro

Por a 15 de Setembro de 2020


The Cork Book, livro publicado pela Corticeira Amorim em 2018 que propõe uma viagem multidimensional ao mundo da cortiça, arrecadou uma menção honrosa na XXVI edição dos icónicos prémios Compasso d’Oro. Desenhado pelo Studio FM Milano que assegurou, então, o projecto gráfio, e com direcção de arte de Filipe Alarcão e Sergio Menichelli, The Cork Book apresenta uma abordagem gráfica inovadora ao longo das suas 377 páginas. Fórmula criativa, de resto, que permitiu à obra vencer em 2018 o Prémio Bronze dos European Design Awards.

Considerados um dos mais prestigiados galardões do design internacional, os prémios Compasso d’Oro distinguiram, assim, o roteiro visual ao universo da cortiça, desde a sua origem sustentável, na floresta de sobreiro, à relação entre a cortiça e o vinho, passando quer pelas incontáveis aplicações de uma matéria-prima natural única, quer pela inovação que permeia toda a indústria da cortiça.

Na verdade, todos os elementos de design do livro, da superfície texturada, à aparente leveza, à paleta cromática que combina dois tipos de verde (um mais tradicional, outro, fluorescente, mais próximo do universo digital), ao cruzamento de códigos visuais clássicos e contemporâneos, constituem uma homenagem à nobreza e beleza da cortiça. Uma matéria-prima utilizada há milhares de anos, e que tem uma actualidade surpreendente. A palavra Cork aparece na capa, por sua vez, dividida em duas linhas, evocando a representação dos elementos químicos na Tabela Periódica.

Criados em Itália em 1954, os influentes prémios Compasso d’Oro distinguem anualmente os melhores na área do design. Os vencedores desta XXVI edição foram anunciados esta quarta feira no ADI Design Museum, em Milão. A cerimónia, e tendo presente o contexto actual, foi transmitida online.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *