Investimento de 35 M€ em central fotovoltaica em Portimão

Por a 14 de Setembro de 2020

DR

A EKZ, um dos maiores fornecedores de energia da Suíça, e a Smartenergy, empresa suíça da área das energias renováveis, vão investir cerca de 35 milhões de euros na central fotovoltaica Morgado de Arge (Cotovio), que evitará a emissão de cerca de 34 mil toneladas de CO2

PUB

A primeira pedra da Central Fotovoltaica Morgado de Arge (Cotovio) contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

A central ocupará uma área de 100 hectares e terá uma capacidade de produção anual de electricidade renovável de 90.495 MWh. A electricidade ali produzida deverá suprir as necessidades de um total de 7.631 habitações, de acordo com tipologias de habitação e consumos médios.

O tempo estimado para a construção da central fotovoltaica é de um ano, gerando emprego, durante este período, a mais de duas centenas de trabalhadores especializados. Na fase de operação, esta central vai criar dois postos de trabalho directos e permanentes e vários postos de trabalho indirectos para prestação de serviços.

A central albergará 110 mil módulos solares fotovoltaicos e por isso uma das grandes preocupações da empresa, em sede de projecto, foi a mitigação e minimização dos impactos na paisagem.

Com a entrada em funcionamento da central será evitado o equivalente a 34.026 toneladas de CO2, contribuindo desta forma para o atingir das metas estabelecidas por Portugal na Comissão Europeia.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *