Paulo Mendes da Rocha doa acervo completo à Casa da Arquitectura
O material compreende cerca de 8.800 itens, relativos a mais de 320 projectos, produzidos desde os anos 50 até aos dias de hoje

CONSTRUIR
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
O arquitecto Paulo Mendes da Rocha doou todo seu acervo à Casa da Arquitectura, em Matosinhos instituição que se dedica a preservar e difundir documentações de arquitectura. A informação é avançada pelo site Arch Daily Brasil em que confirma que a arquitecto assinou o contrato com a Casa em Dezembro do ano passado, um mês após ter recebido o convite para doar o material.
A recente doação do acervo completo de Mendes da Rocha vem na esteira da doação do projecto do Museu Nacional dos Coches, em 2015, e de um conjunto de sete projectos para a Colecção Arquitectura Brasileira, realizada em 2018.
O material compreende cerca de 8.800 itens, relativos a mais de 320 projectos, e é composto por aproximadamente 6.300 desenhos analógicos, 1.300 desenhos físicos, 3.000 fotografias e slides, cerca de 300 publicações e um conjunto de maquetes produzidas pelo arquitecto, desde os anos 50 até aos dias de hoje.
A relação de Mendes da Rocha com a Casa da Arquitectura não é novidade. Em 2018, por ocasião da abertura da exposição Infinito Vão, foi realizada, paralelamente, a exposição Duas Casas, sobre as residências Gerassi e Quelhas, projectadas pelo arquitecto em São Paulo e Lisboa, respectivamente. Paulo Mendes também foi o primeiro sócio honorário da Casa da Arquitectura, acompanhado, posteriormente, por outro Pritzker, o português Eduardo Souto de Moura.
Já em 2018, a Casa da Arquitectura havia realizado a maior exposição já feita sobre a arquitectura brasileira, e contou com a doação de mais de 55 mil itens relativos à obra de importantes profissionais brasileiros. Além disso, desde a inauguração de sua nova sede em Matosinhos, a instituição têm realizado uma série de eventos com convidados brasileiros da arquitectura e outras áreas das artes.
Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura, destaca o compromisso com a manutenção e cuidado dos acervos doados, garantido o espaço adequado e equipamentos de ponta – todo o material resguardado pela instituição é mantido em instalações de última geração, com rigoroso controle de humidade, temperatura e luz.
Além disso, Sampaio destaca os esforços da Casa na divulgação desses documentos, seja por meio de exposições e eventos ou através da plataforma online Edifício Digital, que será lançada ainda este ano e onde todo o acervo da instituição permanecerá acessível gratuitamente ao público