Mais de 20 personalidades confirmadas para o Portugal Renewable Energy Summit

Por a 9 de Setembro de 2020

Vinte e quatro personalidades do sector da energia têm já presença confirmada na conferência anual da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis: o Portugal Renewable Energy Summit 2020, que decorre nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, com participação em modo remoto e emissão em directo a partir da Culturgest, em Lisboa.

PUB

A um mês do certame o painel de oradores e moderadores conta já com um leque alargado de personalidades, que abarcam a tutela (com a presença de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Acção Climática e João Galamba, secretário de Estado da Energia)  empresas do sector.  com a presença de representantes da Finerge, EDP, TrustEnergy, Endesa ou Generg, entre outras e também das instituições relevantes do sector  (APA, DGEG), bem como de responsáveis políticos internacionais (como os eurodeputados Carlos Zorrinho e Graça Carvalho, e representantes da WindEurope, UNEF e AEE).

António Costa e Silva, autor do documento “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”, e a presidente da ERSE, Maria Cristina Portugal, são as mais recentes confirmações, trazendo duas vertentes de extrema importância ao programa do evento, que promete não deixar nenhum assunto crítico por abordar.

Assim, no primeiro dia da conferência estará em debate o tema do Green Deal Europeu. Haverá espaço para perspectivar os desafios que se colocam ao mercado ibérico de electricidade e para uma reflexão sobre o impacto desta estratégia na recuperação económica europeia e nacional.

No segundo dia, 7 de Outubro, durante a manhã, o foco estará no funcionamento do MIBEL (Mercado Ibérico da Energia Eléctrica), na concretização do PNEC (Plano Nacional Energia e Clima) e na contribuição do autoconsumo e das comunidades de energia eléctrica renovável para a descarbonização. Durante a tarde, serão os desafios do hidrogénio verde e do mercado Português de electricidade renovável que darão direito a debate por parte dos responsáveis presentes.

A conferência acolherá também, à semelhança de edições anteriores, a cerimónia de atribuição do Prémio APREN, dedicado à divulgação de teses académicas (mestrado e doutoramento) realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior, relacionadas com as energias renováveis, cujas inscrições terminaram no passado dia 4 de Setembro.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *