Schneider Electric e Global Footprint Network lançam e-book “One-Planet Prosperity”
Estratégia visa as empresas que desejam conseguir e manter uma vantagem competitiva a longo prazo de acordo com a política “um só planeta”
CONSTRUIR
Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Este Sábado, 22 de Agosto, decorre o Earth Overshoot Day. Neste sentido, a Schneider Electric e a Global Footprint Network uniram esforços para “incitar e alimentar uma conversa estratégica sobre como gerar sucesso empresarial a longo prazo” e desenvolveram em conjunto o e-book, “Strategies for One-Planet Prosperity” (Estratégias para a ‘prosperidade de um só planeta’) apresenta o enquadramento para que as empresas continuem relevantes num mundo cada vez mais moldado pelas alterações climáticas e pelos constrangimentos de recursos.
Tal como é explicado no e-book, esta estratégia dupla está a tornar-se necessária para as empresas construírem a sua vantagem competitiva a longo prazo. A escolha é entre planear atempadamente o apoio às necessidades humanas em termos de bem-estar e segurança de recursos, melhorando assim a sua hipótese de se tornarem resilientes e bem-sucedidas economicamente; ou manter o business-as-usual e tornarem-se irrelevantes.
“Com a recuperação económica necessária na mente de todos, chegou a hora de os empresários e líderes da indústria reconhecerem que a oferta de produtos e serviços que melhoram a capacidade da humanidade para obter sucesso não tem a ver com fazer o bem, mas sim o que é necessário para o seu negócio”,afirma Mathis Wackernagel, fundador e Presidente da Global Footprint Network.
A investigação liderada por estas duas organizações indica, por exemplo, que se 100% dos edifícios e infraestruturas industriais existentes em todo o mundo fossem equipados com tecnologias de eficiência energética e energia renovável, facilmente acessíveis através da Schneider Electric e dos seus parceiros, (assumindo que não haveria mudanças nos hábitos humanos) a data do Earth Overshoot Day poderia ser adiada pelo menos em 21 dias. Isto significa que, por si só, a reabilitação energética faria uma diferença de três semanas.
Para dar uma perspectiva adicional, se conseguissmos adiar o Earth Overshoot Day por cinco dias a cada ano, estaríamos de volta à “compatibilidade de um só planeta” antes de 2050, em linha com o Acordo de Paris. O e-book também apresenta outros exemplos de empresas de vários sectores da economia cujos modelos de negócios apoiam a “prosperidade de um só planeta”.
No Earth Overshoot Day, a humanidade terá utilizado todos os recursos naturais que a Terra pode regenerar durante o ano inteiro, incluindo a capacidade dos ecossistemas naturais para absorver as emissões de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis.
O Earth Overshoot Day ocorre este ano três semanas mais tarde do que no ano passado, devido à desaceleração abrupta do Planeta tendo em conta a pandemia de Covid-19, o que reflecte uma redução da Pegada Ecológica global de quase 10% entre 1 de Janeiro e 22 de Agosto. Uma redução que foi, maioritariamente, causada pela desaceleração dos sectores das viagens e da construção. Também neste período as emissões de carbono reduziram em 14,5% e a colheita de produtos florestais em 8%.