Ferrovia: Adjudicada empreitada do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão
A empreitada insere-se no plano de modernização da Linha da Beira Alta e conta com um investimento de 74,7 M€
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Foram adjudicados os trabalhos de modernização do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão, na Linha da Beira Alta, e de Construção da Concordância da Mealhada. A empreitada, com um investimento no valor de 74,7 milhões de euros aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%, tem um prazo de execução de 810 dias. Actualmente, está, ainda, pendente o respectivo visto prévio do Tribunal de Contas.
A adjudicação para o troço Pampilhosa – Santa Comba Dão (onde não está incluída a estação da Pampilhosa), “além de assegurar a modernização do mesmo, integra ainda a construção de uma nova linha, denominada Concordância da Mealhada, que permitirá uma movimentação do serviço ferroviário, no sentido Norte-Sul, directa da Linha do Norte para a Linha da Beira Alta, proporcionando à rede ferroviária nacional um aumento de capacidade na sua gestão”, informa em comunicado a Infraestruturas de Portugal.
Com a conclusão das intervenções previstas no âmbito da modernização da Linha da Beira Alta, prevê-se alcançar uma redução de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046 e, ao mesmo tempo, aumentar em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta Linha.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projecto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.