Nova geração de camiões MAN distinguida nos Red Dot Awards
“Com o local de trabalho do condutor bem pensado e orientado para a prática, a nova Geração de Camiões MAN dá um contributo duradouro para a simplificação da vida profissional diária dos condutores de camiões”, assegura a empresa
CONSTRUIR
ACEMEL atinge os 20 associados com entrada da Nabalia e EZU Energia
Casa da Arquitectura abre concurso para bolsas de doutoramento
Fundão recebe o New European Bauhaus Festival
Segurança de trabalhos em altura no sector da construção
Câmara de Setúbal vai reabilitar Palácio do Quebedo por valor superior a 2 M€
Preços de escritórios e lojas aumentaram em média +20% durante a pandemia
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
A estratégia da MAP Engenharia, as casas impressas pela Havelar, o ‘novo’ rumo da Mexto e a TRAÇO no CONSTRUIR 503
Consumo de cimento aumentou 23,6% em Janeiro
papa
A MAN, multinacional especialista na construção de camiões, foi distinguida na edição deste ano dos prestigiados Red Dot Awards, que reconheceram a atenção dedicada ao posto de condução naquela que é designada como “a nova geração de camiões”.
“Quando a MAN desenvolveu a nova geração de camiões, era óbvio que o condutor deveria estar envolvido desde o início e ser o centro das atenções. Só assim é que nós, como fabricantes, sabemos o que os motoristas realmente precisam”. Recebemos muitas reacções positivas dos clientes e dos meios de comunicação social, e ganhar este grande prémio sublinha mais uma vez que estamos no caminho certo”, assegura, em comunicado, Andreas Tostmann, presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus.
No decurso do desenvolvimento da nova geração de camiões, a MAN envolveu mais de 700 motoristas em vários tipos de modelos, simuladores de condução e estudos de pista de ensaio, incorporando assim os requisitos do utilizador na conceção do local de trabalho do motorista.
Isto é determinado por três sistemas operáveis: por um lado o conjunto de instrumentos, por outro lado o sistema de infotainment e navegação com um visor de até 12,3 polegadas de tamanho e o inovador elemento de controlo MAN SmartSelect e, como terceiro sistema, o comando remoto interno para controlar as funções de conforto e entretenimento a partir da área de descanso. Cada sistema tem a sua própria lógica de controlo específica do camião e, ao mesmo tempo, está integrado no conceito de interação holística.
O local de trabalho, concebido de acordo com os mais recentes e consistentes critérios de design, permite ao condutor operar intuitiva e confortavelmente as numerosas funções de assistência da nova geração de camiões MAN e assim, conduzir o seu veículo de forma segura e eficiente. Todos os elementos operacionais são concebidos de modo a não distrair a atenção do condutor do que se passa na estrada. Os níveis de visualização e de funcionamento estão separados uns dos outros de modo a que a informação visual esteja o mais próximo possível da linha de visão da estrada, enquanto que os comandos estão ao alcance de uma confortável posição sentada. Um exemplo disto é o MAN SmartSelect, que, com a sua viragem e a sua função de pressão, minimiza a necessidade de desviar o olhar da estrada ao operar os menus de infotainment e navegação.
Outro critério chave no desenvolvimento do local de trabalho do condutor da nova geração de camiões MAN foi também oferecer a todos os condutores o mesmo nível elevado de conforto de operação de forma rápida e auto-explicativa, independentemente da idade, experiência profissional ou afinidade técnica. “Com o local de trabalho do condutor bem pensado e orientado para a prática, a nova Geração de Camiões MAN dá um contributo duradouro para a simplificação da vida profissional diária dos condutores de camiões”, assegura a empresa.