Maria Sacadura Botte integra Project & Development Services da JLL

Por a 30 de Julho de 2020

A arquitecta Maria Sacadura Botte é o mais recente reforço da JLL Portugal, onde ingressou em Abril para dirigir o departamento de Project & Development Services. E, já sob a sua liderança, a equipa da JLL acaba de ser seleccionada pela Google para assumir a gestão do projecto que irá desenvolver a expansão dos novos espaços da empresa na Grande Lisboa.

Este é um dos projectos de referência do mercado em 2020, no âmbito do qual a equipa liderada por Maria Sacadura Botte vai prestar serviços de Project e Cost Management, os quais abrangem todas as fases do processo de desenvolvimento dos escritórios da Google em Portugal desde a criação da estratégia para todo o projecto, passando pela entrega do espaço e ainda pelo início da operação da multinacional nos seus escritórios.

“É um projecto importantíssimo para nós, não só pela sua dimensão, mas também porque solidifica a nossa relação com a Google que, perante várias propostas concorrentes, identificou a cultura da JLL como uma mais valia e um factor crítico para a sua decisão final. Isto torna-se ainda mais importante porque se trata de um cliente tão exigente e que já conhecia o trabalho da JLL”, comenta a directora de Project & Development Services da JLL Portugal, Maria Sacadura Botte. “Outra particularidade interessante é o facto de utilizarmos as ferramentas da Google em todos os processos de gestão de projecto e, portanto, estamos em constante aprendizagem e evolução graças ao know-how desenvolvido pelo nosso cliente, o que acaba por ser um enorme desafio”, sublinha a responsável.

O departamento de Project and Development Services da JLL presta apoio ao desenvolvimento de projectos imobiliários, tendo como missão concretizar a visão do cliente e tornando-se no seu braço direito ao longo de todo o processo. Mantendo uma visão global e estratégica, o leque de serviços prestados é bastante abrangente. O departamento está capacitado para dar apoio logo desde as fases mais embrionárias de estudo de viabilidade e de desenvolvimento de business plan e constituir-se como parceiro estratégico para gerir todos os processos relacionados com a gestão de projectistas, licenciamentos e a obra em função das necessidades e objectivos do cliente, devolvendo uma resposta tailor-made e assegurando o cumprimento de budget, de prazos e a qualidade do projecto.

“Além do know-how e expertise dos nossos colaboradores, parte do valor acrescentado do trabalho desenvolvido pela equipa do Project & Development Services advém das sinergias internas que são geradas pela partilha de experiência com as outras linhas de negócio da JLL, em Portugal e a nível mundial. Connosco, um cliente poderá obter serviços integrados de design, consultoria, workplace strategy, sustentabilidade e comercialização, entre vários outros, tendo apenas um só ponto de contacto na empresa. Na JLL a informação é partilhada de forma eficiente e fluída, tendo em vista um objectivo comum: o sucesso do projecto e do nosso cliente”, afirma a nova directora do departamento.

Ao longo dos últimos 17 anos, Maria Sacadura Botte desenvolveu a maior parte do seu percurso profissional em Moçambique, onde fundou e geriu a Sketch Consultoria e Projectos, uma empresa de arquitectura de referência na África Austral. Tendo como principal foco a gestão e o desenvolvimento de negócios, a arquitecta traçou o seu caminho com distinção, graças à flexibilidade, perseverança e capacidade de superar mudanças num país que enfrenta complexos desafios económicos e sociais, atraindo clientes de renome internacional como Aga Khan, o Parque Nacional da Gorongoza, ENI, Statoil, ou Millennnium BIM, entre várias outros nomes bem conhecidos. Já em Portugal, colaborou com o atelier Nuno Leónidas Arquitectos como coordenadora de projecto sénior.

Maria Sacadura Botte é licenciada em arquitectura pela Universidade Lusíada, em Lisboa, e possui um MBA pela Universidade de Michigan. Em 2016 fez parte da shortlist para o prémio Arcvision Woman and Architecture.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *