APPII lança ‘Living Lab’ para a área da saúde e imobiliário
Em parceria com a NOVA Medical School e a VICTORIA Seguros, a iniciativa visa estudar a aplicabilidade dos edifícios saudáveis

CONSTRUIR
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
Acelarador C2Ø com acções em Lisboa e Coimbra
Garantir que os espaços físicos promovam a saúde de quem os habita ou utiliza é o princípio que leva a unidade de medicina exponencial – u. me – da NOVA Medical School (NMS), da Universidade Nova de Lisboa, a estabelecer uma parceria com a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e com a VICTORIA Seguros. O protocolo assinado entre estas três entidades resulta na criação do Living Lab APPII SI: Saúde & Imobiliário, powered by Victoria Seguros.
Trata-se de um centro de inovação e excelência, gerido pela Nova Medical School que reúne um conjunto de especialistas da área para o desenvolvimento de processos de qualificação para a ‘saúde do edificado e certificação de “Edifícios Saudáveis”.
Este Living Lab terá como objectivo a investigação aplicada neste ecossistema e o desenvolvimento de um processo de optimização e qualificação de “Edifícios Saudáveis”, através de um design direccionado, rigorosos requisitos técnicos, protocolos de gestão-manutenção e cuidadosas políticas de utilização dos espaços, tornando o Imobiliário um importante catalisador da sustentabilidade humana.
A recente atenção em torno das alterações climáticas, da ecologia, do ambiente e das suas implicações na vida humana e em particular a presente crise pandémica, impuseram que se olhasse o edificado como um factor determinante na saúde individual e comunitária. “Com um perfil interdisciplinar, colaborativo, equitativo e plural, este Living Lab promoverá metodologias e estratégias de optimização dos edifícios, tendo em vista a saúde dos seus ocupantes”.