APPII lança ‘Living Lab’ para a área da saúde e imobiliário
Em parceria com a NOVA Medical School e a VICTORIA Seguros, a iniciativa visa estudar a aplicabilidade dos edifícios saudáveis

CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de construção
Garantir que os espaços físicos promovam a saúde de quem os habita ou utiliza é o princípio que leva a unidade de medicina exponencial – u. me – da NOVA Medical School (NMS), da Universidade Nova de Lisboa, a estabelecer uma parceria com a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e com a VICTORIA Seguros. O protocolo assinado entre estas três entidades resulta na criação do Living Lab APPII SI: Saúde & Imobiliário, powered by Victoria Seguros.
Trata-se de um centro de inovação e excelência, gerido pela Nova Medical School que reúne um conjunto de especialistas da área para o desenvolvimento de processos de qualificação para a ‘saúde do edificado e certificação de “Edifícios Saudáveis”.
Este Living Lab terá como objectivo a investigação aplicada neste ecossistema e o desenvolvimento de um processo de optimização e qualificação de “Edifícios Saudáveis”, através de um design direccionado, rigorosos requisitos técnicos, protocolos de gestão-manutenção e cuidadosas políticas de utilização dos espaços, tornando o Imobiliário um importante catalisador da sustentabilidade humana.
A recente atenção em torno das alterações climáticas, da ecologia, do ambiente e das suas implicações na vida humana e em particular a presente crise pandémica, impuseram que se olhasse o edificado como um factor determinante na saúde individual e comunitária. “Com um perfil interdisciplinar, colaborativo, equitativo e plural, este Living Lab promoverá metodologias e estratégias de optimização dos edifícios, tendo em vista a saúde dos seus ocupantes”.