Câmara de Setúbal promove concurso para Bairro das Manteigadas no valor de 1,4 M€

Por a 17 de Julho de 2020

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou esta quarta-feira, dia 18 de Julho, em reunião pública, a abertura de um concurso público para execução de uma empreitada de reabilitação da eficiência energética dos edifícios de habitação pública municipal do Bairro das Manteigadas.

PUB

A execução da empreitada, cujo procedimento concursal fixa um preço base de 1.448.934,38, euros, abrange o total de 19 edifícios municipais do bairro e “incide na envolvente opaca dos edifícios, através da instalação de isolamento térmico nas paredes, coberturas e caixas de estore e na evolvente envidraçada dos edifícios”, refere a proposta camarária.

Os trabalhos a desenvolver envolvem, igualmente, a substituição da caixilharia com vidro simples por caixilharia com vidro duplo, em PVC, ou alumínio com corte térmico, o “que garante melhor desempenho energético e inclui os respectivos dispositivos de sombreamento”.

Para tal, foram desenvolvidos os projectos de avaliação ao nível da arquitectura, substituição da cobertura, avaliação do desempenho energético e identificação de medidas correctivas e de melhoria em edifícios existentes para habitação, instalações eléctricas e segurança contra incêndios.

O concurso lançado é único para todos os edifícios e não por lotes por se verificar “praticamente impossível de assegurar para efeitos de implantação dos correspondentes estaleiros de obra”, lê-se na proposta.

Isto porque esse tipo de intervenção “comprometeria severamente a segurança das pessoas e a circulação de trânsito”, a que acresce a necessidade da criação de corredores de circulação condicionada a peões e a veículos e ainda a criação de lugares de estacionamento.

De igual modo, a avaliação feita desaconselha “vivamente a existência dos vários intervenientes, resultante da adjudicação por lotes, o que dificultava a coordenação” em fase de obra dos diversos empreiteiros.

A Câmara Municipal de Setúbal considera ainda que o critério de adjudicação adoptado é o da proposta economicamente mais vantajosa para a entidade adjudicantes, determinada pela modalidade de avaliação do preço enquanto único aspecto da execução do contrato de empreitada a celebrar.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *