As Inovações dos Alojamentos Locais Pós-Pandemia
As Inovações dos Alojamentos Locais Pós-Pandemia: Mobiliário e mais Selos de Garantia, mobiliário e preços, o regresso do AL O setor do turismo representa a mais importante atividade económica exportadora do país, representando 52,3% das exportações de serviços e 19,7% das exportações totais. As receitas do setor contribuíram 8,7% para o Produto Interno Produto (PIB)… Continue reading As Inovações dos Alojamentos Locais Pós-Pandemia
Brand SHARE
Soluções do Grupo Preceram para a reabilitação e reconversão do edificado
B. Prime coloca modelo “inovador” da Regus em Lisboa
Porcelanosa: “2024 será marcante para o desenvolvimento da construção offsite em Portugal”
Dstgroup integra laboratório vivo para a descarbonização “Afurada LL”
CIN investe 3,5M€ na automação do Centro de Distribuição de Tintas na Maia
Freeport Lisboa Fashion Outlet lança nova fase de remodelação
Kyndryl expande colaboração com a consultora EY
Museu do Biscainho e ICOMOS debatem reabilitação no património
Loures investe 22 M€ para novas habitações a custos controlados
A caminho da “Construção & Logística 5.0”
As Inovações dos Alojamentos Locais Pós-Pandemia: Mobiliário e mais
Selos de Garantia, mobiliário e preços, o regresso do AL
O setor do turismo representa a mais importante atividade económica exportadora do país, representando 52,3% das exportações de serviços e 19,7% das exportações totais. As receitas do setor contribuíram 8,7% para o Produto Interno Produto (PIB) nacional em 2019. A pandemia da Covid-19 teve um grande impacto no setor, com muitas unidades de turismo a registarem quebras acentuadas na faturação. Curioso para saber alguns números e factos sobre o turismo em Portugal antes da pandemia? Vamos a isso.
Turismo em Portugal (2019)
– Em 2019, Portugal recebeu 27 milhões de turistas;
– No mesmo ano, o país teve 70 milhões de dormidas;
– Estes números representam um máximo histórico;
– A atribuição de diversos prémios ao país levou ao reconhecimento internacional;
– Espanha, Reino Unido e França: destes países vêm a maior parte dos nossos visitantes;
– O emprego no turismo representava 6,9% na economia nacional;
– Esta percentagem corresponde a 336,8 mil empregos só em 2019;
Para esses números do setor do Turismo muito contribuiu o Alojamento Local. No final do ano passado, havia perto de 92 mil unidades de alojamento local registadas no Turismo de Portugal. Os proveitos do AL aumentaram para mais de 377 milhões de euros – uma subida de 20,6% – relativamente a 2018, números que são representativos da importância deste setor.
Muitas vezes associado a pequenas empresas ou empresários por conta própria, este setor foi fortemente impactado pela crise pandémica que impediu as viagens, restringiu o turismo e fez com que o número de reservas caísse neste ano de 2020. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), cerca de 80% dos alojamentos turísticos nacionais registaram cancelamentos de reservas agendadas para o período de março a agosto de 2020. O motivo foi a pandemia da covid-19. Contudo, o Alojamento Local tem vindo a reinventar-se e a preparar o regresso. “Como?”, perguntará você.
As inovações do AL
O Turismo de Portugal criou o selo “Clean and Safe” para distinguir os operadores do setor turístico que assegurem o bom cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza no sentido da prevenção e controlo da Covid-19. Todos os proprietários de Alojamento Local registados na Autoridade Turística Nacional, podem solicitar o selo “Clean and Safe”. Para tal, basta preencher e submeter a “Declaração de Compromisso” e depois usar o símbolo tanto nas unidades de AL como nas plataformas digitais que anunciam as unidades. A ideia é promover o país e reforçar a confiança dos turistas em Portugal como destino seguro do ponto de vista da resposta e cuidados com a disseminação do coronavírus.
Preços
Apesar do preço por metro quadrado nas transações de imóveis – compra e venda – em Lisboa continuar alto, a verdade é que algumas unidades de Alojamento Local tiveram que baixar os preços após vários meses com faturação próxima do zero. Esta pode ser uma medida para mitigar os efeitos da crise e alavancar a recuperação.
Mobiliário
Uma das opções para dar nova vida ao seu Alojamento Local é fazer uma renovação de mobiliário para atrair novos turistas com imagens sugestivas da sua “nova casa”. Há mobiliário a custo acessível, em lojas como a Loja Viva, cujo catálogo de mobiliário disponível também está online. Uma sessão de fotografia bem feita com o mobiliário no sítio certo pode ajudar a cativar novos clientes.
Prazos e Estadias
Uma das primeiras respostas das unidades de Alojamento Local à crise prendeu-se com os prazos das estadias nas casas. Ao invés da “curta duração”, que num período em que o Grande Confinamento foi completamente impossível face à proibição de viagens, muitos proprietários passaram os seus Alojamentos Locais para o regime de mid-term, isto é, estadias mais longas que o habitual – entre três a seis meses – mas sem serem arrendamento tradicional. Isso permitiu que a baixa sentida nas reservas fosse compensada de certa forma, minimizando o impacto da crise.
Observámos redução de preços, investimento no mobiliário e flexibilização dos prazos de estadia, bem como o selo de garantia do Turismo de Portugal. Mesmo sabendo conjugar todos estes fatores e manter a capacidade de adaptação para um futuro imediato que nunca será fácil, o mais importante continuará a ser a forma como Portugal receberá os seus turistas. E nisso somos mestres, pelo que a crença na recuperação do AL só pode ser grande no setor.
O país do sol, da boa comida, das paisagens e com uma magnifica costa ao seu dispor tratará do resto.
* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO