Engexpor alia-se à Católica para desenvolver projecto de inovação e tecnologia
A iniciativa permite que um grupo de alunos trabalhe directamente com os dirigentes da empresa, apoiando-a na resolução de um desafio real
CONSTRUIR
Logicor conclui nova plataforma logística em Santo Tirso
Primeiro ‘Meet Up’ da Zome aborda habitação e propõe soluções
Renovação de escritórios: custos de “fit out” na Europa registaram um aumento de 4%
Savills desenvolve conceito e projecto da nova sede da Sacyr Somague
Diana Pinto assume direcção de Digital Mall Marketing da Sierra
Schneider Electric integra Airzone no seu ecossistema Wiser
Metropolitano “estuda” prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica
Saxun lança novo sistema de protecção solar
ANA anuncia para breve lançamento de concurso para obras na Portela
Otovo cresce +88% nas receitas globais geradas em 2023
Com o objectivo de promover a ligação entre a universidade e o meio empresarial e a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, a Engexpor desafiou um grupo de estudantes finalistas do Master em Management da Católica Lisbon School of Business and Economics a encontrar uma solução que visa integrar na empresa novas metodologias de gestão de projectos, assentes em princípios de inovação e tecnologia.
A iniciativa foi desenvolvida ao abrigo do programa Católica Academic Consulting (Strategic Management Consulting Project), através do qual um grupo de alunos trabalha directamente com os dirigentes da empresa, apoiando-a na resolução de um desafio real relacionado com a sua actividade e o seu sector de actuação.
No caso concreto da Engexpor, especializada na gestão de projecto e de construção, o trabalho consistiu no estudo e apresentação de uma proposta para incorporar na empresa uma nova tecnologia aplicada à gestão de projectos e à oferta de novos serviços digitais e de inovação. O projecto incidiu mais especificamente sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling), uma ferramenta em crescente utilização na indústria de arquitectura, engenharia e construção, especialmente nos mercados internacionais e que começa a dar os primeiros passos em Portugal.
Miguel Alegria, CEO da Engexpor, que acompanhou o desenrolar do projecto, destaca a “experiência enriquecedora” que foi trabalhar com um grupo de jovens tão “talentosos e dedicados”. “Só posso agradecer à Católica por criar oportunidades que além de aproximarem as empresas e as universidades se focam em projectos reais desenhados à medida das organizações e dos seus alunos”.
“A transformação digital na indústria de arquitectura, engenharia e construção tem alterado a forma como desenvolvemos a nossa actividade e prestamos serviços aos nossos clientes e conviver com jovens com ideias novas e perspectivas diferentes dá ainda mais ânimo à nossa vontade de inovar e de sermos impulsionadores da mudança no nosso sector”, acrescenta Miguel Alegria.
Do lado da Católica Lisbon, o projecto, que teve a duração de 12 semanas, foi liderado pela professora Rute Xavier e teve a participação de dois estudantes portugueses e três franceses: César Levenq, Master em Management e Especialização em Corporate Finance, Clément Desmouceaux, Inês Tiago, Simon Chiffoleau e Tiago Caetano, Masters em Management e Especialização em Estratégia.
Para fomentar a sua ligação ao meio universitário e proporcionar oportunidades de carreira a jovens estudantes ou recém-licenciados, a Engexpor tem ainda uma parceria com o Instituto Superior Técnico, nomeadamente com os programas Técnico Job Bank, Técnico Summer Internships e Técnico Career Weeks, que dinamiza as Jornadas de Civil. Colabora ainda com o Pitch Bootcamp, organizado pela Spark Agency em conjunto com várias universidades.