Concurso Público para a renovação do edifício central do Parlamento Europeu

Por a 19 de Maio de 2020

O nº 60 da rua Wiertz, em Bruxelas, alberga o edifício “Paul-Henri SpaaK”, o edifício central do Parlamento Europeu, englobando não só o hemiciclo onde se realizam as sessões plenárias dos deputados, mas também as instalações para as reuniões das comissões parlamentares, para a organização de conferências de imprensa e para o acolhimento dos visitantes.

O Parlamento Europeu voltou a relançar o concurso público para a renovação do edifício, depois das candidaturas apresentadas num primeiro concurso não terem sido consideradas satisfatórias.

O objectivo é que o futuro edifício esteja integrado e se relacione com o meio urbano e social, seja sustentável ao nível da sua manutenção, flexibilidade e adaptabilidade. “Tem que ser flexível ao nível do espaço, do tempo e das técnicas”.

O novo edifício e seu processo de construção devem incorporar as melhores práticas de durabilidade e sustentabilidade, num equilíbrio entre simplicidade e tecnologia. O projecto de renovação visa um impacto ambiental positivo. O objectivo deste concurso é permitir ao Parlamento Europeu seleccionar o projecto que melhor atenda às suas necessidades.

A primeira fase, composta pela apresentação de dossiers de candidatura, termina a 9 de Julho. As candidaturas seleccionadas serão notificadas posteriormente para a apresentação de “propostas de projectos” até 15 de Setembro.
Todas as informações relativas ao novo concurso podem ser consultadas aqui.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *