Cosentino celebra 40º aniversário

Por a 11 de Maio de 2020

A sociedade mercantil “Mármores Cosentino”, entidade que esteve na origem da Cosentino, e mais tarde do Grupo Cosentino celebrou no dia 14 de Abril quatro décadas de existência. Ao longo deste 40 anos, o grupo, nascido em Almeria, conseguiu uma facturação superior a 1.100 milhões de euros em 2019, uma implantação em 40 países e quase 5000 colaboradores em todo o mundo.

Para comemorar o seu 40º aniversário, a Cosentino pretende levar a cabo diversas iniciativas e acções internas, com o objectivo de “agradecer e reconhecer o apoio de todos os que fizeram da empresa, aquilo que ela é hoje”.

“Eu e os meus irmãos queríamos criar um projecto duradouro, sustentável e que gerasse riqueza para a nossa comunidade. Estes sonhos foram cumpridos. Foi um caminho difícil, com períodos muito duros. Tal como o que atravessamos neste momento. Esta inesperada e profunda crise global de saúde, económica e social, seguramente transformará cada um de nós. 2020 não tem sido um ano favorável para comemorarmos 40 anos de vida”, afirma Francisco Martínez-Cosentino Justo, presidente do Grupo Cosentino.

Sucessora de um pequeno marmorista em Macael, a segunda geração da família transformou uma pequena empresa de 1980 com 17 trabalhadores, numa multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras para o mundo da arquitectura e do design. “Uma viagem de metas cumpridas e de ideias transformadoras e pioneiras, como a criação das marcas Silestone e Dekton, a conquista do mercado dos Estados Unidos, ou ter sido a primeira empresa espanhola a ter publicidade no maior evento televisivo do mundo – a final do Superbowl (2005)”

Num longo e intenso trajecto de 40 anos, o primeiro grande momento foi o nascimento de Silestone® em 1990, a marca líder mundial de superfícies de quartzo. Em 2004, a prestigiada revista TIME considerou Silestone® uma das inovações mais importantes do século XX. Graças à criação deste produto único e diferenciador, a empresa iniciou o seu processo de internacionalização, não só em território europeu, como também com a filial Cosentino Northwest Europe e com sedes na Holanda, e nos Estados Unidos (1997). Passo a passo, e já nos anos 2000, nasceu Cosentino Latina, na cidade brasileira de Vitória, a primeira instalação fabril fora de Espanha, totalmente especializada em granito. Em 2009, outro marco de inovação: o nascimento de Sensa by Cosentino, uma avançada gama de pedra natural, com uma protecção anti manchas exclusiva.

Depois de vários anos de crescimento e consolidação em território internacional, graças a uma crescente presença na Europa, Austrália, Ásia e Estados Unidos, A Cosentino chegou aos cinco continentes em 2014, com a estreia na África do Sul. Este crescimento internacional ficou marcado pela abertura de Cosentino Centers, inovadoras instalações para fins comerciais e de distribuição, e dos Cosentino Cities, um inovador conceito expositivo, localizado no coração de algumas das principais cidades do mundo.

A Cosentino voltou a marcar um antes e um depois na indústria, quando em 2013 revolucionou o sector com o lançamento da superfície ultra compacta Dekton. Durante todos estes anos, a Cosentino baseou o seu desenvolvimento na expansão internacional, na aposta constante pela inovação e I+D, na segurança e na honestidade.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *