
CONSTRUIR
Sell and Go ultrapassa os 10M€ em aquisições e reforça presença no mercado imobiliário
Prospectiva e Hydroplante realizam estudos de viabilidade em Madagáscar
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
Manusa, portas de vidro automáticas: guia completo para encontrar a solução ideal para o seu projeto
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
Os Fundos da União Europeia têm sido decisivos para o desenvolvimento da dinâmica empresarial da região Centro, que até ao final de 2019, contou com um total de 4 530 projectos empresariais financiados no âmbito dos Programas Operacionais CENTRO 2020 e COMPETE 2020. O investimento ronda os 4100 milhões de euros, mobilizando incentivos de 1 773 milhões de euros.
Estes projectos empresariais procuram sobretudo promover a alteração de processos produtivos e organizacionais, de forma a aumentar a produtividade e a competitividade. A aposta na inovação e a capacitação para a economia digital no âmbito da Indústria 4.0 têm também mobilizado as empresas a procurar novas fontes de investimento e a aumentar a procura de fundos da UE.
Grande parte dos fundos aprovados no Sistema de Incentivos às Empresas foram dirigidos a PME (96%) e à Indústria Transformadora (59%). Relativamente à sua distribuição territorial, as regiões de Aveiro e de Leiria lideram em número de candidaturas e níveis de execução, sendo as regiões que absorveram maior volume de apoios.
Estes dados são reveladores da dinâmica empresarial que caracteriza a região e da importância que as empresas reconhecem nos sistemas de incentivos no apoio às suas estratégias de investimento e, consequentemente, o papel que desempenham na modernização e internacionalização das empresas, sendo um instrumento de política pública fundamental para o crescimento económico.