Smart Cities Tour 2020 arranca esta quarta-feira

Por a 10 de Fevereiro de 2020


O Smart Cities Tour 2020, promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e pela NOVA Cidade já arrancou, com a apresentação das várias paragens. O primeiro workshop em Valongo, dia 12 de Fevereiro, marca o arranque da iniciativa que este ano incide os “Desafios e Oportunidades para 2030”.

Além de Valongo, o Smart Cities Tour vai parar em Évora, Covilhã, Monchique e Oeiras. Em Novembro, a Cimeira dos Autarcas, marca o fim da edição de 2020 do roteiro. Nesta ocasião, em Coimbra, o palco estará destinado à apresentação dos resultados dos workshops realizados.

Sob o tema “Desafios e Oportunidades para 2030”, todas as sessões terão ainda espaço próprio para a discussão de formas de financiamento que permitam “alavancar” investimentos na área da inteligência urbana, afirmou António Almeida Henriques, presidente da câmara municipal de Viseu e vice-presidente da ANMP, durante o evento de apresentação do roteiro, nas instalações da Altice.

O autarca anunciou, ainda, que será proposta ao Governo a “criação de uma estratégia nacional de transformação digital do território, a estratégia Autarquias 4.0”. O propósito desta estratégia é o de aumentar a “eficiência da gestão autárquica e a qualidade de vida dos cidadãos”, esclareceu o vice-presidente da ANMP.

A aposta na “cultura e tradição “ para potenciar o “desenvolvimento económico inclusivo”, a inclusão de medidas propostas pelos cidadãos na governação dos territórios, a criação de laboratórios vivos e incubadoras, a partilha de boas práticas, a sensorização do território, o investimento em infra-estrutura sustentável, o acesso “integral” do território nacional à Internet, a promoção do uso de dados abertos e a garantia da privacidade e da utilização ética dos dados recolhidos – estas são algumas das 30 propostas apresentadas pela ANMP e pelo NOVA Cidade Urban Analytics Lab para promover a inteligência urbana em Portugal e que já tinham sido dadas a conhecer na edição das Smart Cities Tour em 2019.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *