DR
Preço das casas em Portugal com crescimento de 15,8%
Os preços de venda das casas em Portugal (Continental) terminaram o ano de 2019 com nova intensificação, apresentando um aumento homólogo de 15,8% em Dezembro.
CONSTRUIR
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Os preços de venda das casas em Portugal (Continental) terminaram o ano de 2019 com nova intensificação, apresentando um aumento homólogo de 15,8% em Dezembro. Uma subida que consolida o ciclo de forte valorização que o mercado residencial tem registado nos últimos dois anos, registando durante esse período variações homólogas dos preços acima dos 15%. Os resultados são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais (IPR), que acompanha a dinâmica dos preços de transacção da habitação em Portugal desde 2007.
A grande diferença face a 2018 é o contributo das “segundas cidades”, em detrimento de Lisboa, que teve um aumento dos preços das casas de apenas 9%, contra os 19% de crescimento registados no período homólogo. “2019 volta a ter uma subida muito expressiva nos preços da habitação, embora com uma estrutura diferente, ou seja, com os resultados a reflectirem a dinâmica das segundas cidades. Lisboa, que anteriormente foi o motor da valorização nacional, teve em 2019 aumentos em torno dos 9,0%, exibindo um crescimento robusto, mas em clara travagem face aos 19% a que valorizava um ano antes. É expectável que em 2020 o mercado nacional comece a reflectir a tendência já sentida em Lisboa, e que os preços acabem por estabilizar em ritmos mais normalizados”, explica Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.
Em termos trimestrais, a subida de preços a nível nacional fixou-se em 4,2% no último trimestre de 2019, uma variação em cadeia superada, desde que o IPR acompanha o mercado, apenas pelos 4,9% registados no 2º trimestre de 2018.
Os últimos resultados do IPR permitem ainda apurar que os preços das casas no final de 2019 estavam 46% acima dos níveis registados no arranque da década, em 2010. Tal valorização acumulada absorve já as perdas de 14% que se observaram entre 2010 e 2013, este último o ano em que os preços das casas no país atingiriam o seu ponto mais baixo.