‘Aldeias do Xisto’ quer atrair investimento privado

Por a 10 de Fevereiro de 2020

???????????????????????????

As Aldeias do Xisto vão criar uma Bolsa Imobiliária para a recuperação e valorização do património edificado no contexto das aldeias. A informação foi avançada em Oleiros, durante a apresentação da iniciativa, que conta com a responsabilidade da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto.

A adesão à ‘Bolsa Imobiliária’ será feita através de unidades de participação, podendo assumir formas tão distintas como a venda dos imóveis ao fundo, o investimento financeiro, a transformação do património edificado em unidades de participação, ou a cedência dos imóveis para exploração pelo fundo.

“Com a criação da Bolsa Imobiliária das Aldeias do Xisto voltamos a mobilizar os parceiros e a convocar investidores externos e institucionais em torno da reabilitação e valorização do edificado, invertendo o declínio patrimonial e atraindo novas ambições, motivações e compromissos que estimulem a energia social que este território necessita e merece”, referiu Rui Simão, director executivo da ADXTUR.

A criação desta Bolsa “vai garantir uma maior abertura do território das Aldeias do Xisto ao exterior, preenchendo lacunas na oferta turística já existente, mas também colocando no mercado imóveis para outros fins, como por exemplo acolhimento científico e artístico, aluguer de longa duração, time sharing, entre outros”, considerou.

Numa primeira fase “será dada prioridade a imóveis no interior das 27 Aldeias do Xisto, em contextos cénicos, paisagísticos e naturais de interesse, e ainda a imóveis com um valor histórico e cultural”, acrescentou ainda Rui Simão.

“Com a criação da Bolsa Imobiliária das Aldeias do Xisto voltamos a mobilizar os parceiros e a convocar investidores externos e institucionais em torno da reabilitação e valorização do edificado, invertendo o declínio patrimonial e atraindo novas ambições, motivações e compromissos que estimulem a energia social que este território necessita e merece”, referiu Rui Simão, Diretor Executivo da ADXTUR.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *