Habitação Acessível em debate na NOVA
Inserido no ciclo de seminários sobre “Habitação: a lei e o mercado”, a iniciativa vai no Colégio Almada Negreiros, em Campoilide, a 3 de Fevereiro
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH(, dá continuidade ao Ciclo de Seminários “Habitação: a lei e o mercado”, no próximo dia 3 de Fevereiro, com o Seminário II “Habitação Acessível. A iniciativa vai decorrer no Colégio Almada Negreiros, em Campolide, pertencente à Faculdade Nova de Lisboa.
Este ciclo de debates tem como objectivo promover a discussão holística em redor das políticas de habitação, do funcionamento do mercado de habitação e a sua articulação com o território urbano, conjugando diferentes visões, perspectivas e saberes.
A primeira parte do seminário será composta por três comunicações sobre a temática da habitação acessível. Gonçalo Antunes e João Seixas (CICS.NOVA, FCSH) abordam a questão do acesso à habitação na Área Metropolitana de Lisboa e apresentam as taxas de esforço praticadas em média na principal área metropolitana do País e a respectiva evolução desde 2016. Ricardo Barranco (European Commission, Joint Research Centre) apresenta o projecto exploratório CiTown, que analisa a problemática da ‘financeirização’ da habitação em várias cidades europeias, como Lisboa, Porto, Barcelona, Paris, Berlim, Atenas e Vilnius. E, Isabel Dias Costa (Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Local / Departamento de Políticas e Gestão de Habitação, CML), expõe as vicissitudes do desenvolvimento e elaboração da Estratégia Local de Habitação do município de Lisboa e respectivas propostas para o futuro lisboeta.
A segunda parte do seminário integra comentários ao tema de Helena Roseta (CICS.NOVA, FCSH) e Nuno Pires Soares (CICS.NOVA, FCSH), com posterior chamada dos oradores da primeira parte e abertura da discussão com todos os presentes.