Quarta edição do Roca One Day Design Challenge marcada para 7 de Março

Por a 14 de Janeiro de 2020

Roca One Day Design Challenge está de regresso a Portugal. A quarta edição da competição internacional de design express da Roca tem data marcada para 7 de Março de 2020, numa das artérias mais criativas de Lisboa, a LxFactory. Estabelecendo-se rapidamente como um dos mais gratificantes e entusiasmantes concursos de design, só em 2019 foram 339 os jovens portugueses a querer fazer parte do One Day Design Challenge, juntando-se a mais de 9000 participantes em 15 países. 

Organizado pela Roca, o Roca One Day Design Challenge desafia estudantes e profissionais do design e da arquitectura com menos de 30 anos a criar soluções originais e produtos inovadores para o espaço de banho – num só dia. O concurso tem como “objectivo formar e dar visibilidade a jovens talentos, convertendo-se numa plataforma de contacto com o mundo profissional e jurados de renome”.

Nini Andrade Silva, designer de interiores com uma carreira internacional multi-premiada; Ricardo Bak Gordon, fundador do ateliê Bak Gordon Arquitectos e representante português em várias Bienais de Veneza; Raquel Medeiros e Rita Soares, vencedoras do 1.º prémio do Roca One Day Design Challenge Portugal 2019; Francisco Providência, designer e director do Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro; Jorge Vieira, director-geral da Roca em Portugal e representante português da Fundação We Are Water  e  Vítor Andrade, coordenador de Economia do jornal Expresso e comentador da SIC Notícias compõem o júri que irá analisar as propostas. 

O projecto vencedor irá receber um prémio no valor de 2000 euros e um workshop temático, e ficará seleccionado para a grande final mundial do Roca One Day Design Challenge, em Janeiro de 2021, onde irá competir com os vencedores de todos os outros países. Para o segundo e terceiro classificados há prémios de 1500 e 1000 euros, e o júri poderá decidir conceder um prémio adicional de 500 euros a um projecto que dê particular atenção à sustentabilidade, atribuído pela Fundação We Are Water.

As inscrições para o Roca One Day Design Challenge 2020 já se encontram abertas e podem ser feitas até ao dia 4 de Março através do website do concurso ( https://www.onedaydesignchallenge.net/en/portugal-2020_102266). Haverá ainda a possibilidade de fazer inscrições presenciais na LxFactory no próprio dia 7, das 9h às 11h (limitadas à capacidade do espaço).

O Roca One Day Design Challenge nasceu em Espanha em 2012 com uma vocação assumidamente global e desde então tem tido uma rápida expansão. Em 2019, o concurso realizou-se em 17 cidades espalhadas por 15 países do mundo: Argentina, Austrália, Malásia, Indonésia, Croácia, Brasil, Singapura, Polónia, Bulgária, Portugal, Rússia, Omã, China (Shanghai e Hong Kong), Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Espanha (Madrid e Barcelona). Em 2020, além de Portugal, estão já previstas edições na Rússia, no Paquistão e em Singapura, com muitos outros países ainda por anunciar.

 Em 2019, o Roca One Day Design Challenge recebeu o prestigiado Red Dot Award (categoria “Spatial Communications – Event Design”), um dos selos de maior qualidade a nível global na área do design.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *