“Construção Circular e Eficiência Energética” em discussão no LNEC

Por a 26 de Novembro de 2019


O 8º Fórum Estratégico da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção (PTPC) , este ano com o tema  “Construção Circular e Eficiência Energética”, realiza-se no próximo dia 12 de Dezembro, no Auditório do LNEC, em Lisboa.

PUB

“A neutralidade carbónica, mais do que um desafio, é uma oportunidade para todos que operam no sector da construção” afirma Rita Moura, presidente da PTPC (em representação da Teixeira Duarte). “Existem objetivos muito concretos estabelecidos a nível nacional e internacional, e este é o momento para alterarmos o modo como produzimos, numa verdadeira lógica de circularidade da produção”, explica. É com este enquadramento que a PTPC dedica a tarde à apresentação de alguns casos nacionais e internacionais de sucesso e às principais tendências do sector da construção.

O encerramento do Fórum vai ser assegurado pelo ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, que vai abordar o tema “Neutralidade Carbónica – Desafios para a Construção”.  Antes, Isabel Pinto-Seppä, directora de Assuntos Europeus do VTT, Technical Research Centre of Finland (centro de inovação nas diversas áreas tecnológicas onde foi desenvolvida a NOKIA, entre outras), aborda a temática “Construção Circular, Neutralidade Carbónica e Cidades Inteligentes”.

Mário Barros (administrador da Mota-Engil), Manuel Duarte Pinheiro (professor do IST) e Carlos Mineiro Aires (bastonário da Ordem dos Engenheiros) são outros dos oradores participantes que vão marcar presença na mesa redonda do Fórum.

A PTPC é uma associação sem fins lucrativos, de abrangência nacional e reúne como sócios os principais parceiros do secor da construção em Portugal – Grandes Empresas, PME´s, Entidades do SCTN, Organismos Públicos, Projectistas e Consultores, Donos de Obra, Associações e Ordens Profissionais, promovendo a cooperação entre estes. Tem como objectivo  promover a competitividade da fileira da construção portuguesa, pela via tecnológica, garantindo a melhoria da competitividade global do sector, em contexto de internacionalização, assim como o seu crescimento e construção sustentável.

A PTPC é a entidade gestora de competitividade do “Cluster AEC – Arquitectura, Engenharia e Construção”, membro do Steering Committee da European European Construction Tecnology Platform (ECTP), pertencente à rede das National Tecnology Platforms (NTP´s), participa nos vários Grupos e Comités no âmbito da ECTP, coordena / participa em projectos financiados pela EU.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *