SIL 2019 com “maior adesão da última década”
A 22ª edição do Salão contou com 380 expositores. A presença dos promotores imobiliários aumentou 72,12% e da mediação 7,6%, em relação a 2018

CONSTRUIR
Roca Lisboa Gallery recebe programação especial durante a LDW
Cegid reforça oferta cloud para atender necessidades da Construção e Imobiliário
Breathe Homes apresenta novo projecto ‘Red in Blue’
Dinâmica construtiva contrasta com a quebra no licenciamento
Jungheinrich define estratégia de crescimento até 2030
Câmara de Setúbal vai investir 1,5M€ em dois projectos para Azeitão
Novo pólo escolar em Sintra representa investimento de 16M€
Savills coloca sociedade de advogados MMLaw no Atrium Saldanha
Prémios AGEFE distinguem boas práticas das empresas de material eléctrico
Guimarães vai pensar cidade e habitação
SIL 2019 (Créditos: Nuno Cruz)
O Salão Imobiliário de Portugal – SIL 2019 registou este ano “a maior adesão da última década”, de acordo com os mais recentes dados da organização.
Na sua 22ª edição, o SIL 2019, que decorre entre os dias 10 e 13 de Outubro, registou um crescimento de cerca de 20% em relação à edição anterior. Só em número de presenças de promotores imobiliários o aumento foi de 72,12% e na mediação de 7,6%, em relação a 2018.
Foram mais de 20.000 m2 dedicados à mostra dos maiores projectos que estão a ser desenvolvidos em Portugal. Nesta edição foram lançados novos projectos e empreendimentos imobiliários, com uma forte presença de novos promotores imobiliários nacionais e internacionais.
Para os players do mercado, o salão contribuiu para a concretização de negócios. Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL, revela que “o SIL reflectiu e contribuiu para o dinamismo e incremento no sector, pois criámos valor para as empresas que estiveram presentes no salão, realizaram-se vendas, houve efectivamente negócios na Feira”.
Entre os momentos marcantes desta edição destaque para as conferências. O SIL INVESTMENTPRO powered by APPII, trouxe a debate os grandes temas da actualidade do mercado imobiliário. O ‘Mercado Imobiliário no contexto económico Internacional’, os ‘Maiores desafios para os Investidores Internacionais’ e as ‘ Novas formas de Turismo’, juntou oradores de renome nacional e internacional, num auditório repleto. Uma conferência organizada pelo SIL em parceria com a APPII – Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários, a Fundação AIP e tem como parceiro, a Century 21.
Também a conferência ‘Brexit: que impacto no Turismo Residencial?’, foi um sucesso de audiência. Uma sessão com oradores como António Ramalho, Presidente do Novo Banco; Bernardo Trindade, Presidente do Comité Executivo do Portugal In; João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA); Reinaldo Teixeira, Vice presidente APEMIP e Rui Meneses Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa de Resorts. Organizada pelo SIL, contou com o apoio da APR – Associação Portuguesa de Resorts, da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária Portuguesa e do Expresso.
Destaque para a 1ª edição da Tertúlia “Imobiliário no Feminino”, um evento que abordou o impacto das mulheres no sector imobiliário português, organizada pelo SIL em parceria com o Diário Imobiliário. Uma sessão que juntou quase uma centena de mulheres e homens para ouvir oito empresárias e profissionais do sector falarem dos desafios de ser mulher num mercado maioritariamente masculino.
Os Prémios SIL do Imobiliário distinguiram mais uma vez a excelência do sector. O SIL premiou projectos, empresas, cidade e personalidades do sector. No primeiro dia do salão, o evento contou com a participação e apresentação da cantora Wanda Suart. De referir que o Prémio Ambiente & Tendências foi atribuído pela primeira vez nesta edição, sendo atribuído em conjunto com a Intercasa – Living & Design e o SIL – Salão Imobiliário de Portugal.