Primeiros edifícios do Rivart nascem em 2020
Pensado há quase 20 anos, o projecto em Alcântara do Grupo SIL, tem já as licenças aprovadas para os escritórios e habitação

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
As obras de infraestruturas já arrancaram e as obras de construção dos edifícios vão começar no início de 2020. Com as licenças de construção para os escritórios e os projectos de arquitectura da habitação aprovados, o RIVART, projecto, da autoria do arquitecto Saraiva & Associados, vai representar ao Grupo SIL, um investimento superior a 200 milhões de euros.
Este empreendimento, em prepararão há mais de 20 anos, vem reabilitar e modernizar profundamente uma área urbana superior a 4 hectares da cidade, onde se localizavam várias indústrias, entre as quais a refinaria de açúcar da Tate and Lyle, a Castrol Óleos, um paiol de munições do exército, armazéns e oficinas de automóveis.
Segundo Pedro Silveira, CEO do Grupo SIL, “este projecto só foi possível devido à colaboração de profissionais que lhe foram sempre leais e a um conjunto de investidores e financiadores que nele sempre acreditaram. Só assim foi possível persistir durante mais de 20 anos para que se tornasse uma realidade.”
A poucos minutos do centro histórico da capital, o novo pólo urbano, RIVART, com vista frontal para o Rio Tejo, vem criar novos eixos de circulação em Alcântara, criar estacionamento publico de superfície com um silo com 225 lugares e edificar uma passagem de peões para o Rio Tejo.
Os cerca de 230 apartamentos, abraçados por em 1,5 ha de novos espaços verdes, com tipologias T1, T2, T3 e T4 Duplex e áreas entre os 64 m2 e 275 m2, serão distribuídos em 7 blocos de 9 pisos acima do solo e 3 em cave. Totalizando uma área de construção residencial de 37100 m2, todas as unidades residenciais irão dispor de terraços e varandas privativas, revelando em alguns casos únicas e excecionais vistas para o Rio Tejo, Parque Florestal de Monsanto e da cidade de Lisboa. O RIVART, compreende ainda 2 edifícios destinadas a escritórios distribuídos por 7 pisos acima do solo e 4 pisos em cave que totalizam 36600 m2, com pisos de 2550m2 cada e um rácio de área útil de 92%
A comercialização do empreendimento vai estar a cargo da Silfiducia Real Estate, fundada em 1981 e parte do Grupo SIL.