Siza Vieira inaugura pavilhão revestido a papel alumínio em Xangai

Por a 27 de Setembro de 2019


O arquitecto Siza Vieira inaugurou o seu pavilhão para a marca de móveis CAMARICH, em Xangai, na  44ª Feira Internacional de Mobiliário da China (CIFF 2019).  Revestido  com papel de alumínio
“o projecto apresenta uma volumetria intrincada e uma planta bastante irregular, quase biomórfica, fazendo lembrar um animal”, indica António Choupina, arquitecto e consultor do projecto, que falava para o site Archdaily a propósito da obra.

Em severo contraste com a materialidade exterior – feita de lã mineral e revestimento de papel alumínio -, os interiores do pavilhão trazem à memória os espaços internos de outras obras museográficas de Siza. Superfícies brancas, iluminação difusa, piso de madeira e ausência de ornamentação compõe os espaços para a exibição de cadeiras, mesas, sofás, luminárias e outros móveis produzidos pela empresa CAMERICH.

Com 715 metros quadrados (m2), a escala do pavilhão contrasta muito com a dos demais projectos que Siza tem desenvolvido nos países asiáticos, em especial na China  e na Coreia do Sul.

Fazem parte da lista de obras recentes do mestre português o Edifício sobre a Água, o Saya Park, o Mausoléu Chia Ching e o Museu Chinês da Colecção de Design da Bauhaus, todas desenvolvidas em parceria com o escritório do arquitecto Carlos Castanheira.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *