Revista Wallpaper destaca arquitectura moderna do Porto
Projecto do Matadouro é um dos destaques. A revista destaca ainda a evolução da arquitectura e o viveiro de talentos internacionais
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Wallpaper, publicação de referência na área do design, arquitectura, moda e lifestyle, destaca nesta semana o novo momento que vive a arquitectura do Porto.
Contrariando a ideia que o estilo arquitectural da cidade se resume a barroco e azulejos, a Wallpaper passa em revista alguns dos mais recentes projectos de arquitectura, que considera de excelência.
A publicação inglesa enaltece o momento que a cidade vive e traça uma retrospectiva da evolução arquitectónica da cidade impulsionada com o epíteto de Capital Europeia da Cultura em 2001, passando pelo viveiro de talentos da Escola de Arquitectura do Porto – com destaque para os premiados Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura- e chega aos dias de hoje, com o empenho da cidade em elevar os novos equipamentos a um patamar mais elevado, com colaboração de artistas internacionais.
A título de exemplo, é também citado o novo projecto previsto para o Matadouro, concebido pelo japonês Kengo Kuma em parceria com os portugueses da OODA, que pretende revitalizar este equipamento abandonado há mais de duas décadas e transformá-lo num espaço privilegiado para acolher actividades artísticas.
Os destaques na cidade do Porto englobam projectos tão díspar como: habitação na Rua do Paraíso (Fala Atelier), 429 Foz (dEMM Arquitectura), Edifício na Alferes Malheiro (Franca Arquitectura), Pavilhão Líquido na Fundação de Serralves (DepA) e São João de Deus – Fases I e II (Brandão Costa e Domus Social).