Housers: Financiamento atingiu os 15 M€ no primeiro semestre do ano
O montante global permitiu financiar 38 projectos em Espanha, Itália e Portugal. Do total, 2.200 M€ foram de investidores portugueses
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Nos primeiros seis meses do ano, os investidores da plataforma de crowdfunding imobiliário Housers financiaram cerca de 15 milhões de euros a promotores de Espanha, Itália e Portugal, através de 38 projectos imobiliários. 8
Em Portugal, foram financiados seis projectos, nos quais investidores de todo o mundo financiaram 2 milhões de euros a promotores portugueses. Destaque para o último projecto português a ser lançado na plataforma, o Loureiro Villas, que fechou em apenas seis horas. Com o objectivo de finalizar a construção de uma moradia em Oliveira de Azeméis, o promotor angariou 100 mil euros de 180 investidores, dos quais 22% eram de nacionalidade portuguesa.
Por sua vez, desde o lançamento da plataforma, já foram angariados 87,5 milhões de euros para financiar a construção ou reabilitação de mais de 800 imóveis através do financiamento de quase 230 projectos imobiliários localizados em Espanha, Itália e Portugal. Deste valor, os investidores já receberam, através da Housers, 30 milhões de euros em capital e benefícios, o que representa 35% do capital total investido e diz respeito a 56 projectos concluídos.
Segundo João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Portugal, “já conseguimos devolver aos nossos investidores mais de um terço do investimento total, incluindo capital e benefícios, o que demonstra a solidez alcançada pelo modelo de negócio da Housers, sobretudo no sul da Europa. Os investimentos realizados nos projectos da plataforma alcançaram até hoje uma taxa de retorno global bastante positiva de 9,60%”.
“Neste momento pretendemos aumentar e diversificar ainda mais a oferta imobiliária que oferecemos aos nossos investidores, seguindo a nossa filosofia de democratização do investimento imobiliário e consolidando a nossa posição como alternativa ou complemento para os promotores imobiliários que necessitam de financiamento para os seus projectos”, acrescenta.
Globalmente, a Housers conta com mais de 109.000 utilizadores inscritos, dos quais 9000 são portugueses.