CONSTRUIR
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Os Sistemas de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) reduzem os custos de energia, aquecimento e refrigeração até 70%, segundo os dados do Instituto para Diversificação da Energia
(IDEA), recolhidos pela Danosa, especialista em soluções integrais para construção sustentável.
Tendo em conta estes dados e o facto de grande parte dos edifícios se ter transformado em verdadeiros predadores de energia – representando 40% do consumo energético da Europa, o que representa 36% das emissões de CO2 – a Danosa foca-se na importância da sua reabilitação para torná-los mais eficientes, reduzindo, consequentemente, o gasto na factura energética.
Assim, a Danosa desenvolveu o sistema Danotherm XPS, uma solução integral de isolamento térmico para fachadas que consiste na fixação de uma camada de isolamento térmico em placas de poliestireno extrudido (XPS), na qual é incorporada uma argamassa que lhe confere o acabamento estético.
Este sistema, além de contribuir para poupar energia e reduzir as emissões, inclui outras vantagens, como eliminar as pontes térmicas ou evitar o risco de condensações na fachada.
Da mesma forma, por se tratar de uma reabilitação exterior, não afecta o espaço interno das casas nem condiciona o uso do prédio durante o trabalho, embora melhore e modernize a imagem do edifício e contribua para reavaliá-lo em mais 25%.
Além disso, esta solução garante um isolamento integral para toda a estrutura do edifício (fachadas, telhados, pavimentos e até estruturas enterradas).
Esta solução, que responde à estratégia da empresa de oferecer soluções integradas para a construção sustentável para o mercado profissional, foi apoiada pela Avaliação Técnica Europeia (ETE) concedida pelo Instituto Torroja e pela Declaração Ambiental do Produto (DAP) que a gama de produtos Danopren XPS possui e que permite a sua etiquetagem ecológica e a sua incorporação em projectos de construção sustentáveis, como GREEN, LEED ou BREEAM.