Bosch Ferramentas testa Sistema X-LOCK na construção de ponte ferroviária

Por a 26 de Maio de 2019

Foto: André Wagenzik

A Bosch Ferramentas Eléctricas Profissionais colocou em teste o sistema X – Lock, a sua mais recente inovação em sistemas de substituição de acessórios para rebarbadoras angulares. O local escolhido foi o Vale de Fils, na Alemanha, onde está a ser construída uma ponte.

A nova gama X-LOCK é muito completa, dispondo de um total de doze mini rebarbadoras – oito modelos com fio de 900 até 1 900 W, assim como quatro modelos sem fio com 18V – bem como mais de 130 acessórios. Para trabalhar metal, Martin Mayer tem uma ampla oferta de discos de corte, de desbaste, de fibra, SCM e de lamelas, assim como catrabuchas tipo tacho e redondas.

Martin Mayer, encarregado da obra que representa no terreno a equipa da Max Bögl, explica que “de momento estamos a trabalhar na armadura”, que inclui por exemplo uma tarefa diária de assentar, rapidamente, mais de 160 toneladas de metal para que o betão possa ser vazado. “A armadura é muito estreita. Se as posições não estiverem correctas, o metal deve ser cortado com rebarbadoras. Portanto, a equipa deve ter as ferramentas e os acessórios à mão. Se falta algum destes elementos, há um longo caminho a percorrer até ao armazém de ferramentas. Isto custa-nos tempo”.

“Com o uso de rebarbadoras estamos quase sempre à procura da chave. Está sempre em qualquer lado. Também perdemos tempo quando o disco fica bloqueado e a porca de aperto encrava”, descreve Martin Mayer sublinhado a constante preocupação com o tempo. Com o sistema X-LOCK da Bosch esta luta contra o tempo é minimizada: “O novo sistema é rápido. Consigo substituir o disco em apenas alguns segundos. E nem necessito de uma ferramenta.”

Com a GWX 18V-10 SC Professional da Bosch, Martin Mayer consegue fazer tudo com um só clique: basta posicionar o disco no encaixe X-LOCK, fixar com um clique e está pronto. Se precisar de substituir um disco, basta desbloqueá-lo com a alavanca para o poder retirar de imediato. A rebarbadora com sistema X-LOCK oferece-lhe uma vantagem decisiva também ao nível da segurança para o utilizador: “a função de travão faz com que o disco se imobilize em apenas um segundo depois da desconexão da ferramenta. Isto reduz em muito o risco de lesões”.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *