Porto Mass Lab premiado em concurso de habitação em Helsínquia
O projecto Urban Nature, com 11 mil m2, foi distinguido pela forma como a “natureza, pessoas e cidade” ficam em simbiose

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Diogo Rocha, Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues são os rostos desta vitória nacional, atribuídos por um dos mais prestigiados prémios de arquitectura da Finlândia, o “Finnish Housing Reform de Helsinki – Housing 2020” (Reforma Habitacional de Helsínquia – Habitação 2020).
O concurso, promovido pela Câmara Municipal de Helsínquia, visa encontrar propostas para renovar o parque habitacional da cidade, tendo como ponto de partida três locais alternativos de construção: Jätkäsaari, Meri-Rastila e Pohjois-Pasila.
A proposta do Porto Mass Lab incidiu sobre a zona de Meri-Rastilla e foi distinguida na categoria de Redenção. Com cerca de 11 mil m2 de área construída, o projecto Urban Nature foi concebido de modo a que “natureza, pessoas e cidade” ficassem em simbiose, refere os arquitectos do Porto Mass Lab.
Esta não é a primeira vez que o grupo de jovens arquitectos, formados na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, são reconhecidos internacionalmente, tendo já arrecado outras distinções especialmente nos países nórdicos, onde desenvolvem diversos projectos, sempre assentes no princípio da sustentabilidade.