“A DecorHotel está mais abrangente”
O promotor da feira Profissional Equipotel, Construção, Produtos e Serviços para hotéis e similares fala ao Construir sobre o potencial da edição de 2018, que se realiza na Exponor. Para 2019, o evento regressa a Lisboa não estando ainda definido o local
RE Capital anuncia joint venture para investimento de 66 M€ no Algarve
Seguradora AXA adquire participação maioritária de novos escritórios junto ao Colombo
ERA Portugal regista crescimento no 1º trimestre de 2024
Soluções ‘agrivoltaicas’ para um futuro sustentável
Imovendo: A proptech portuguesa que é uma imobiliária
Kimpton Lisbon inaugura em 2026
A Tor Holding e a ELIE SAAB anunciam uma parceria para a estreia do sector imobiliário duplo na Turquia
Arquitecto britânico John Pawson assina projecto de 110M€ na Herdade da Palheta
Empreendimento ‘Parque Atlântico’ vendido na totalidade
Vanguard formaliza parceria com Vhils para transformar Muda num “espaço artístico único”
Em declarações ao CONSTRUIR, José Frazão, director geral da ExpoSalão e promotor da DECORHOTEL, abre as portas da edição deste ano ao evento que transita do Centro de Congressos de Lisboa para a Exponor, em Matosinhos
Quais as expectativas para a edição deste ano da DecorHotel, depois do sucesso que foi, sobretudo, a última edição?
Temos a presença de 200 empresas, com mais de 400 marcas de fabricantes Nacionais e Internacionais. Reunimos a massa crítica que fornece o sector e durante os 3 dias de DECORHOTEL, os profissionais encontrarão uma grande diversidade de propostas e soluções para construir, equipar e decorar as suas unidades hoteleiras.
As expectativas são muitas. Temos uma grande feira, com uma grande oferta e esperamos receber de 8 a 10 000 visitantes profissionais durante os 3 dias.
Quais as linhas fortes da edição deste ano?
Este ano a feira está mais abrangente quer ao nível do espaço, número de empresas e equipamentos, produtos e serviços expostos. O destaque vai para a construção, com a presença de várias empresas de projecto com soluções de chave na mão. A feira contempla todas as áreas necessárias para a construção, remodelação e decoração de unidades hoteleiras. Construção (sanitários, portas, janelas, pavimentos e revestimentos e iluminação); Arquitectura e design de interiores, com projectos integrados de chave na mão; Decoração (mobiliário, colchões, estofos, alcatifas e tapeçarias); Têxteis: tecidos, atoalhados (cama, banho e mesa) e vestuário profissional; Equipamentos: cozinha, lavandaria, spas e fitness; Gestão e tecnologia: domótica; controlo de acessos, softwatre, fechaduras, cofres e sinalética; Amenities e produtos de higiene e limpeza; e para o exterior, mobiliário e iluminação. Paralelamente à exposição, há espaço para a discussão de ideias, com a realização de conferências e palestras onde são apresentados e discutidos os desafios e as tendências da hotelaria e da arquitectura hoteleira.
Que radiografia traçam do “sector” no momento em que decorre a DecorHotel deste ano?
O turismo é a maior actividade económica exportadora do país, sendo responsável por 50,1% das exportações de serviços e 18% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 7,8% no PIB português.
Acompanhar esta evolução do sector, num cenário em que os níveis de crescimento do turismo batem recordes ano após ano, é primordial para os players que se movimentam no sector, a actualização constante das soluções e novidades, por forma a se apresentarem de forma competitiva ao mercado. A DECORHOTEL surge como um espaço que promove o encontro entre a oferta e a procura, com vista à concretização de negócios, e é uma oportunidade privilegiada para promover contactos entre todos os profissionais.
A opção pela Exponor é para manter ou é expectável que haja uma estratégia de “rodar” a localização do evento?
A estratégia é não fixar a feira. Vamos acompanhar o sector e realizar a DECORHOTEL, sempre com o foco nas necessidades do sector e das empresas que o servem.
Que percepção tem da reacção dos expositores a este evento, nomeadamente a edição deste ano? É sentido o entusiasmo turístico que se vive no País também ao nível dos expositores?
As reacções são as melhores e as expectativas são altas. Pelos resultados da primeira edição, pela aderência à realização no Porto, pelos excelentes indicadores do Turismo.
O tecido empresarial que sustenta esta área de actividade é composto por empresas muito dinâmicas e profissionais que trabalham ao mais alto nível num mercado com elevados níveis de exigência. E sim, percebemos o empolgamento das empresas perante o cenário de crescimento que se vive no sector e o entusiasmo em se apresentarem ao mercado, com a participação na DECORHOTEL, pela forma e empenho que colocam na preparação do stand e na comunicação da sua presença na feira.