Projectos portugueses integram shortlist dos primeiros Dezeen Awards
Na categoria de “Arquitectura”, o atelier português PROMONTORIO ocupa a lista com dois projectos: o Lubanho Center e o edifício da GS1 Portugal

Ana Rita Sevilha
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Sede da GS1 Portugal, projecto de arquitectura da autoria do gabinete PROMONTORIO Arquitectos
A revista de arquitectura e design Dezeen lançou este ano a primeira edição dos seus Prémios e anunciou a shortlist às quatro categorias (Arquitectura, Interiores, Design, Estúdios), que por sua vez se dividem em sub-categorias.
Na categoria de “Arquitectura”, o atelier português PROMONTORIO ocupa a lista com dois projectos: o Lubanho Center, em Angola (Tall Building) e o edifício da GS1 Portugal (Business Building).
Na shortlist, na Categoria de “Interiores”, o Estúdio Gameiro figura na shortlist com o Apartamento na Lapa, um projecto seleccionado para a sub-categoria “Residential Interior”
De salientar que, da lista de finalistas fazem parte a Foster + Partners, Adjaye Associates, Herzog & de Meuron, Steven Holl Architects e OMA, entre outros.
Segundo a Dezeen, a lista de finalistas foi seleccionada por “um painel de importantes arquitectos e figuras do sector, incluindo John Pawson, Ma Yansong, Dorte Mandrup, Sara Wigglesworth, Deborah Berke, Sam Jacob e Sadie Morgan”. Os projectos que integram a shortlist foram seleccionados de uma lista de 218 projectos e foram apreciados “de acordo com critérios estéticos e de inovação. Mas também analisados do ponto de vista de serem benéficos para as pessoas e o planeta”, explica a Dezeen.
Os vencedores serão anunciados a 27 de Novembro e os que se destacarem nas várias sub-categorias de “Arquitectura”, irão ainda competir para “Projecto de Arquitectura do Ano”.