Dupla Julian Breinersdorfer e Loescher & Boeckmann e José Baganha & Arquitectos assinam o Factory Lisbon

Por a 16 de Julho de 2018

A Factory Lisboa é um projecto de revitalização urbana, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e o Startup Lisboa que vai instalar-se no Hub Criativo do Beato, com data de abertura prevista para o Verão de 2019. Desenvolvido pelo Factory, que já conta com três espaços similares em Berlim, o projecto de arquitectura do novo edifício está a cargo do atelier alemão  de Julian Breinersdorfer e Loescher & Boeckmann e do português José Baganha & Arquitectos Associado.

“Fomos profundamente inspirados pela visão do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, de conectar pessoas e os diferentes bairros de Lisboa a este projecto”, afirma Jeremy Bamberg, presidente do Factory Lisbon, no site da Factory. “Este parque é o nosso compromisso em ligar não apenas o público à comunidade que vai residir no edifício, mas também á história do espaço”, acrescentou.

O edifício com 12 mil m2 vai ter o maior terraço no telhado (rooftop) do Sul da Europa, com aproximadamente o comprimento de dois campos de futebol. O primeiro nome a marcar presença no espaço é a Mercedes-Benz.

Além do espaço de escritório flexível e bem projectado, o modelo de cluster da Factory cria proximidade e “permite que empresas com ideias semelhantes se conectem, organizem eventos juntos e, por fim, construam parcerias e relacionamentos significativos entre si”.

O campus é composto por duas antigas instalações de produção de alimentos para as forças militares e navais portuguesas e possui um total de 12.000 m2. Com vistas à beira-mar, as antigas fábricas de macarrão e tipografia serão renovadas e oferecerão unidades comerciais flexíveis, elegantes e modernas, de vários tamanhos, com referências ao passado histórico da armada portuguesa.

Além de unidades de escritórios que variam de 100 m2 a 2.000 m2, o campus abriga uma cafeteria especial, um bar de cervejas artesanais, um parque público na cobertura, um restaurante público e três espaços para eventos adicionais. Várias empresas estabelecidas, incluindo a Mercedes-Benz.io, confirmaram presença no prédio e uma infinidade de startups e empresas de tecnologia internacionais estão solicitando espaço dentro do complexo do campus. Após a conclusão, o edifício abrigará mais de 700 funcionários e empresários internacionais de tecnologia.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *