Mármore português chega ao Vitra Campus

Por a 26 de Junho de 2018

©Studio Bouroullec

O mármore português chegou ao Vitra Campus, na Alemanha, através de uma peça desenhada pelos franceses Ronan e Erwan Bouroullec, chamada de “Fontaine” e que foi comissariada a convite da experimentadesign no âmbito do programa Primeira Pedra, efectuado em parceria com a Assimagra, que decorreu de 2016 a 2017.

A peça permanente instalada nos jardins do Campus, foi produzida em Portugal e é uma versão maior de uma peça que os franceses haviam feito no âmbito da exposição produzida pela experimentadesign, na Casa Museu Lina Bo Bardi, em São Paulo, em Agosto de 2017. A peça original foi concebida em mármore Rosa Sem Veios e tem 8 metros de comprimento.
Segundo a experimentadesign, depois de terem sido convidados por Rolf Fehlbaum – “o carismático director da Vitra” -, para proporem uma instalação permanente para o Vitra Campus, os irmãos Bouroullec decidiram fazer uma versão maior de “Fontaine”, com 16 metros e feita, desta vez, com o invulgar mármore Verde Serpa.
Nesse sentido, o Vitra Campus tem agora em instalação permanente uma fonte de água feita pela indústria portuguesa e com mármore nacional, juntando-se a obras da autoria de Carsten Höller, Jasper Morrison, Tobias Rehberger, Thomas Schütte, entre outros.
Recorde-se que, este campus distingue-se também por ser composto por edifícios desenhados por Álvaro Siza Vieira, Frank Gehry, Zaha Hadid, Herzog & de Meuron, Renzo Piano Tadao Ando, Nicholas Grimshaw e SANAA.
Na conferência de imprensa internacional que acompanhou a inauguração da obra, Rolf Fehlbaum referiu que “Portugal tem óptimas pedreiras, mármore de excelente qualidade, e também indústria e artesãos de grande qualidade. Há um ano, Guta Moura Guedes organizou uma exposição aqui, no âmbito do projecto Primeira Pedra, com diferentes arquitectos que desenvolveram diversas peças em mármore e agora inauguramos esta instalação”.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *