Habitação: Valor por metro quadrado próximo dos máximos de 2011
O valor médio de avaliação bancária continua a subir, situando-se nos 1 144 euros por metro quadrado (euros/m2 ) em Novembro, próximo do valor máximo já registado – 1 156 euros/m2 em Abril de 2011

CONSTRUIR
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
Antigo edifício do Inatel na Infante Santo reabre (novamente) como hotel
RCC Alvalade coloca no mercado 40 novos apartamentos
‘Ilhas’ reforçam vendas da Remax em 2024
Tiny House do Nova Arcada é agora coworking hub
WineStone investe 15M€ em novo polo logístico
DTE constrói nova fábrica da Cânhamor em Ourique
O valor médio de avaliação bancária continua a subir, situando-se nos 1 144 euros por metro quadrado (euros/m2 ) em Novembro, 3 euros superior ao observado em Outubro e bastante próximo do valor máximo, já registado – 1 156 euros/m2 em Abril de 2011.
Este valor representa ainda um aumento de 0,3% em relação ao registado no mês precedente e de 4,9% face a 2016.
Em relação a Outubro, o valor médio de avaliação aumentou dois euros em Novembro, tanto para apartamentos como para moradias, atingindo, respectivamente, 1 194 euros/m2 e 1 064 euros/m2.
A nível regional, as maiores subidas para o conjunto da habitação registaram-se na Região Autónoma dos Açores (1,9%) e no Centro (0,9%). As únicas descidas verificaram-se no Alentejo (-0,7%) e no Algarve (-0,2%).
Em comparação com o período homólogo, as avaliações bancárias de apartamentos e de moradias aumentaram 5,0% e 4,9%, respectivamente. A maior taxa de variação homóloga para o conjunto das avaliações verificou-se no Algarve (7,7%). A Região Autónoma dos Açores apresentou a menor taxa de crescimento do valor da avaliação por metro quadrado (2,4%).
O Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação (IABH) recolhe informação caracterizadora dos alojamentos que são objecto de financiamento bancário e em cujo processo há lugar a uma avaliação técnica de cada imóvel.