Habitação: Valor por metro quadrado próximo dos máximos de 2011
O valor médio de avaliação bancária continua a subir, situando-se nos 1 144 euros por metro quadrado (euros/m2 ) em Novembro, próximo do valor máximo já registado – 1 156 euros/m2 em Abril de 2011
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O valor médio de avaliação bancária continua a subir, situando-se nos 1 144 euros por metro quadrado (euros/m2 ) em Novembro, 3 euros superior ao observado em Outubro e bastante próximo do valor máximo, já registado – 1 156 euros/m2 em Abril de 2011.
Este valor representa ainda um aumento de 0,3% em relação ao registado no mês precedente e de 4,9% face a 2016.
Em relação a Outubro, o valor médio de avaliação aumentou dois euros em Novembro, tanto para apartamentos como para moradias, atingindo, respectivamente, 1 194 euros/m2 e 1 064 euros/m2.
A nível regional, as maiores subidas para o conjunto da habitação registaram-se na Região Autónoma dos Açores (1,9%) e no Centro (0,9%). As únicas descidas verificaram-se no Alentejo (-0,7%) e no Algarve (-0,2%).
Em comparação com o período homólogo, as avaliações bancárias de apartamentos e de moradias aumentaram 5,0% e 4,9%, respectivamente. A maior taxa de variação homóloga para o conjunto das avaliações verificou-se no Algarve (7,7%). A Região Autónoma dos Açores apresentou a menor taxa de crescimento do valor da avaliação por metro quadrado (2,4%).
O Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação (IABH) recolhe informação caracterizadora dos alojamentos que são objecto de financiamento bancário e em cujo processo há lugar a uma avaliação técnica de cada imóvel.