Concreta 2017: OASRN lança Prémio ARQuétipo

Por a 24 de Novembro de 2017

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos lança amanhã, dia 25 de Novembro, na Praça do Arquitecto da OASRN, na Feira Concreta, a 1ª edição dos Prémios ARQuétipo, que contam com o apoio e presença da Secretaria de Estado da Indústria através de Ana Teresa Lehmann.

A OASRN recorda que, este prémio “pretende inverter a lógica tradicional do arquitecto como mero prescritor para agente activo do processo criativo na concepção de produtos para o mercado da construção”. Nesse sentido, o galardão é Instituído com o objectivo de “promover o desenvolvimento ou [re]invenção de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade directa no sector da construção”.

Para o efeito, “em cada edição, serão estabelecidas parcerias estratégicas com empresas de referência no sector, estabelecidas no mercado nacional, de componente produtiva e capacidade de inovação, com expectativa de que daí resulte investigação e desenvolvimento de produto, susceptível de, a curto, médio prazo, ser lançado ao mercado”.

Para tal, a organização convida arquitectos a apresentar propostas de produto, conceito ou técnicas com aplicabilidade directa no sector da construção, às empresas associadas a esta iniciativa, no âmbito do MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41°.

A OASRS sublinha ainda que, será atribuído um MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41°, com o objectivo de apoiar e incentivar a investigação e desenvolvimento do produto que o Júri considere mais adequado às necessidades e tendências de mercado.

Os Prémios, terão um valor pecuniário entre 2.500,00€ até 8.500,00€ para os melhores produtos e abrem “perspectivas de royalties para o arquitecto que desenvolver o produto com maior potencial comercial e assumir nos seus objectivos um carácter disruptivo e inovador perante o posicionamento corrente dos vários agentes do sector da Construção, apostando numa profunda interacção que potencie e beneficie das elevadas competências técnicas dos Arquitectos Portugueses”, refere a OASRN.

PRÉMIO INOVAÇÃO N41°
O tema da primeira edição do MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41° é a Criatividade. A OASRN justifica a escolha referindo que “é uma das divisas do projecto Norte 41º, a par com a Arquitectura e a Sustentabilidade”. Por criatividade, entende-se a mesma “ao serviço da construção, pela capacidade de [re]invenção, [re]desenho e aplicação de soluções construtivas, materiais e/ou peças que definam a arquitectura do espaço”.

Por cada empresa associada encontra-se definido um conjunto de objectivos programáticos, que ditam as orientações, premissas e condicionantes a respeitar no desenvolvimento do produto, conceito ou técnica. Cada equipa apenas terá que dar resposta a um dos programas definidos, podendo optar por responder ao apelo de mais do que uma empresa.

O Prémio é aberto a todos os arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitectos, em pleno exercício dos seus direitos, podendo estes constituir uma equipa multidisciplinar. Poderão ainda ser atribuídas um máximo de 2 Menções Honrosas por empresa associada, de natureza não pecuniária.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *