Centros comerciais totalizam mais de 11 milhões de m2 na região EMEA
À semelhança do que se observa pela Europa fora, existem alguns projectos de expansão em curso ou em fase de estudo, em Portugal, nomeadamente . a ampliação do Oeiras Parque e do NorteShopping. Em 2018 está também previsto o início das obras no Colombo, em Lisboa, e no Glicínias Plaza, em Aveiro
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No primeiro semestre de 2017, foram inaugurados um milhão de metros quadrados (m2) em novos centros comerciais, na região Europa, Médio Oriente e África (EMEA), totalizando 11,1 milhões de m2 de novos espaços. Esta é uma das conclusões do mais recente relatório da CBRE “EMEA Shopping Centre Development”, subordinado à expansão dos projectos de retalho da região em análise.
Cristina Arouca, directora de Research da CBRE Portugal refere que “Em Portugal, onde o mercado de centros comerciais se encontra num estado maduro e com uma boa cobertura geográfica, o desenvolvimento de novos projetos é hoje em dia limitado. O ano de 2017 regista apenas duas inaugurações – do Mar Shopping Algarve e do Évora Fórum, com um total de 81.100 m2 – e não existe mais nenhum projecto em construção, ou seja, não há previsão de novas aberturas para os próximos anos. Contudo, à semelhança do que se observa pela Europa fora, existem alguns projectos de expansão em curso ou em fase de estudo. As obras de ampliação do Oeiras Parque e do NorteShopping arrancaram recentemente e em 2018 está também previsto o início das obras no Colombo, em Lisboa, e no Glicínias Plaza, em Aveiro.”
A expansão de centros comerciais continua a ser uma opção bastante popular para conseguir mais espaço comercial, especialmente, nos mercados da Europa Ocidental. As ampliações representaram 20% do stock de centros comerciais na região EMEA, com o Reino Unido, a Irlanda e a Áustria a liderar os projectos de ampliação em curso. Aliás, o Reino Unido detém um dos maiores projectos de expansão de centros comercias na Europa, com 69 mil m2 no Westefield London.
Andrew Phipps, diretor do Reino Unido & EMEA Retail Research na CBRE explica que “a expansão dos centros comerciais está a impulsionar o aumento dos níveis de construção, e evidencia que os centros comerciais bem sucedidos estão preparados para se adaptar à mudança estrutural no mercado retalhista e a contrariar o comércio online providenciando mais espaço para uma verdadeira experiência no retalho.”