Pedra portuguesa em exposição no Design Museum de Londres

Por a 6 de Setembro de 2017

©RicardoGonçalves

A exposição “Set In Stone”, que contempla 20 trabalhos de nove arquitectos e designers e que explora o potencial do calcário e mármore portugueses, vai estar patente de 18 de Setembro a 25 de Outubro no The Design Museum, em Londres. A exposição preparada especialmente para este museu em colaboração com sua direcção artística, vai ser inaugurada durante o London Design Festival 2017.

A mostra realiza-se no âmbito do programa Primeira Pedra – organizado pela experimentadesign em parceria com a Assimagra e com curadoria de Guta Moura Guedes – depois de terem sido apresentados trabalhos de 24 arquitectos e designers em Veneza, Milão, Weil am Rhein e São Paulo.

Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a experimentadesign chama a atenção para o facto de “Set In Stone” apresentar um trabalho inédito, produzido especificamente para Londres –  a peça In Memorium do designer de comunicação inglês Peter Saville,  co-fundador da editora discográfica independente Factory,  onde criou uma série de capas de álbuns icónicas para bandas como Joy Division e New Order, e pioneiro nos desenvolvimentos do design conceptual.

A exposição integra também 19 obras mostradas em momentos anteriores da Primeira Pedra,  reunindo as três áreas de trabalho –  arquitectura, design de produto e design gráfico – no espaço exterior e interior do The Design Museum, inaugurado em 1989.

Para além da peça de Peter Saville, as peças apresentadas em Londres são da autoria dos portugueses Eduardo Souto de Moura, Paulo David, Miguel Vieira Baptista e Jorge Silva, do atelier chileno Elemental, do inglês Jasper Morrison, do cipriota Michael Anastassiades e da dupla austríaca e americana Sagmeister & Walsh.

Recorde-se que o programa Primeira Pedra resulta de um projecto que implicou cerca de dois anos, onde 24 arquitectos e designers foram convidados a explorar a pedra em espaços públicos e privados, fazendo uso da versatilidade do material em termos de sua cor e textura. No total surgiram 51 novas obras, novas perspectivas e novos métodos no decorrer do processo.

De acordo com a experimentadesign, “a liberdade artística foi primordial neste projecto, que ampliou o potencial da pedra, expandindo a relação entre material, design e processos industriais e de fabricação”.

Set In Stone abre ao público dia 18 de Setembro, recebendo a 20 de Setembro a visita da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, e do Embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, que serão acompanhados pelo Director do London Design Festival, Ben Evans, pelo Director Artístico do The Design Museum, Justin McGuirk, pela curadora, Guta Moura Guedes, e por alguns dos designers participantes, empresários da pedra nacional e representantes da Assimagra.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *