Zaha Hadid Architects vence concurso para Porto de Tallinn
O projecto foi escolhido pela sua “abordagem inovadora e integrada”, anunciou o promotor, o Porto Marítimo de Tallinn
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O gabinete Zaha Hadid Architects foi o vencedor do concurso para a revitalização do Porto de Tallinn, na Estónia. O projecto foi escolhido pela sua “abordagem inovadora e integrada”, anunciou o promotor, o Porto Marítimo de Tallinn.
A proposta do gabinete de Zaha Hadid, “criou habilmente uma ligação equilibrada entre o espaço urbano e a área do porto, prevendo vias de acesso e soluções de trânsito cuidadosamente pensadas”, disse Valdo Kalm, presidente do conselho de administração do Porto Marítimo.
Segundo o mesmo responsável, a destacar no projecto vencedor há também “as diagonais que atravessam os caminhos para pedestres, em torno das quais foi estabelecido um espaço urbano diversificado e memorável” e detalhes como recursos de água ao longo da Rua Reidi e a sua elevação suave e parcial”. Kalm faz ainda referência à criação de uma praça urbana e à vegetação proposta, bem como à componente logística, que resultou num masterplan realista.
O projecto que deverá estar concluído em 2030, partiu de um concurso lançado com o objectivo de criar uma ligação entre a cidade e o porto, estimulando um desenvolvimento que se pretende que complemente as funções portuárias existentes.
A equipa projectista do gabinete de Zaha Hadid irá agora trabalhar em conjunto com o escritório de arquitectura RemPro, os consultores de engenharia Tyrens UK, os consultores imobiliários Colliers Estonia e os peritos em design visual RLB UK e VA-Render, no sentido de desenvolver o projecto, e apresentar um plano final até ao fim do corrente ano.