Plano Humano Arquitectos desenha igreja em forma de tenda

Por a 21 de Agosto de 2017


Da autoria do atelier Plano Humano Arquitetos (Helena Vieira e Pedro Ferreira), a nova capela do Campo Nacional de Actividades Escutistas (CNAE) em Idanha-a-Nova, pretende valorizar o ambiente intimista do local, aliado ao espírito escutista de comunhão com a natureza.

“Para além do formato de tenda, as formas apontam também para o próprio lenço escutista e o modo como este assenta no pescoço”, explica Helena Vieira, que sublinha também os sentimentos potenciados pelo lugar – “A proteção, o encontro, o silêncio perante a paisagem, tudo é espetacular perante este sistema de vistas tão interessante”.

Pedro Ferreira, que partilha a autoria do projecto, valoriza o ambiente criado sempre que a noite cai. “A luz, que parte de baixo e se projeta no conjunto e na grande cruz, valoriza estas dimensões”. O arquitecto salienta também o trabalho de toda a equipa do seu atelier, e de todos os intervenientes que possibilitaram a concretização da Capela.

Este novo templo, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, assenta numa estrutura de madeira, símbolo também das construções dos escuteiros, protegida apenas por um revestimento em zinco escuro.

A recente inauguração da Capela contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que teve oportunidade de contemplar o espaço e ouvir a explicação do seu conceito pelos arquitectos responsáveis.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *