Arquitectos lançam bolsa para auxílio em catástrofes

Por a 10 de Julho de 2017

fire

Na sequência dos acontecimentos que afectaram as populações de Pedrógão Grande, de Figueiró dos Vinhos e de Castanheira de Pêra, e das mensagens de disponibilidade profissional que os arquitectos entenderam solidariamente transmitir, as secções regionais da Ordem dos Arquitectos estão a preparar um programa para auxiliar, futuramente, pessoas afectadas e municípios envolvidos.

O programa, que tem o objectivo de criar um serviço para o futuro vocacionado para a reconstrução de espaços e habitações danificados ou destruídos em situações de catástrofe, compreende:  a criação de uma bolsa de arquitectos voluntários; e a criação de uma bolsa de materiais de construção para apoio a emergências.
A bolsa de voluntários vai organizar a disponibilidade de profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afectadas e para o encontro de soluções técnicas que garantam o regresso das famílias às habitações e à fruição do espaço público.

A bolsa de materiais servirá para, junto de associações e empresas que pretendam associar-se, articular e promover a angariação de materiais de construção que auxiliem o processo de reconstrução das zonas atingidas.

Os recursos técnicos e materiais gerados por estas iniciativas serão postos ao dispor dos municípios mais atingidos (já contactados), de forma a realizar um trabalho articulado e útil com estas entidades e que possa ter reflexos positivos no terreno.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *