Anna Puigjaner na Garagem Sul para apresentar investigação sobre “cidades sem cozinhas”

Por a 5 de Junho de 2017

garagem sul
cA arquitecta co-fundadora do atelier MAIO, de Barcelona, vem  amanhã, dia 6 de Junho, a Lisboa, para apresentar o seu mais recente projecto de investigação “Kitchenless City”.

A investigação  centra-se em “cidades sem cozinhas”, habitações com cozinhas colectivas, onde a eliminação da cozinha individual permite a domesticação da esfera urbana. O projecto de investigação foi finalista do Rolex Mentor & Protégé Initiative e galardoado em 2016 com o prémio Wheelwright, Harvard GSD.

“Durante a segunda metade do século XIX, tanto em projectos de habitação como em planeamento urbano nos Estados Unidos, fizeram-se várias propostas arquitectónicas que incluíam espaços comuns e serviços domésticos colectivos. Durante este período de industrialização intensa e crescimento urbano, a casa e a colectividade eram entendidas como ferramentas para a transformação social. No final do século, em cidades como Nova Iorque, aumentaram os apartamentos onde as cozinhas individuais foram substituídas por serviços domésticos, como salas de jantar e cozinhas colectivas, sistemas centralizados de aspiração, infantários, serviços domésticos partilhados, etc. Ao introduzir a ideia de serviços domésticos colectivos, estes projectos deslocaram alguns elementos que normalmente se encontravam no interior das habitações, movendo-os para a esfera pública. A eliminação da cozinha foi central para a construção desse possível sentido colectivo”, explica o CCB sobre o projecto de investigação.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *